Política

Curitiba tem o ‘germe do fascismo’ e gerou Bolsonaro, diz Gilmar Mendes

Pelas redes, Moro rebateu as declarações do ministro

Gilmar Mendes e Sergio Moro. Fotos: Nelson Jr./STF e José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro Gilmar Mendes voltou a criticar o atual senador Sergio Moro (União Brasil) enquanto ex-juiz da Operação Lava Jato de Curitiba. 

Em participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro do Supremo Tribunal Federal relacionou a postura equivocada dos integrantes da força-tarefa de Curitiba com a ascensão da extrema-direita no País. 

“Curitiba gerou Bolsonaro. Curitiba tem o germe do fascismo. Inclusive todas as práticas que desenvolvem. Investigações a sorrelfa e atípicas. Não precisa dizer mais nada. Não é por acaso que os procuradores dizem, por uma falta de cultura, que aplicaram o Código Processual Russo”, afirmou o magistrado.

Gilmar ainda relembrou que mensagens vazadas pela operação que ficou conhecida como Vaza Jato mostram que os rumos do processo envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) eram combinadas entre os procuradores e o juiz do caso, Sergio Moro. 

Após analisar a troca de mensagens entre os integrantes da força-tarefa, o STF considerou que moro por parcial durante o julgamento das ações que envolviam o presidente e anulou todas as decisões do agora senador. 

O ministro também acusa Moro de influenciar as eleições no País. 

“Moro vaza a delação de Palocci entre o primeiro e o segundo turno de 2018. Participa, portanto, do processo. Assume posição a favor da extrema-direita”, disse.

Pelas redes sociais, Moro reagiu às declarações do ministro. 

“Não tenho a mesma obsessão por Gilmar Mendes que ele tem por mim. Combati a corrupção e prendi criminosos que saquearam a democracia. Não são muitos que podem dizer o mesmo neste país”, escreveu Moro.

Na semana passada, Moro foi filmado fazendo uma relação jocosa entre o ministro Gilmar Mendes e a venda de decisões judiciais. 

Após o vídeo viralizar nas redes, Gilmar acionou a Procuradoria-Geral da União contra o senador, que deverá explicar as acusações contra o ministro. 

Nas redes, o ex-procurador responsável pela Lava Jato, o deputado federal Deltan Dallagnol defendeu Moro e acusou Gilmar de não defender o combate à corrupção.

“Enquanto procura falhas na Lava Jato, o ministro tenta coar agulhas, mas engole camelos, votando sistematicamente em favor da absolvição e anulação de sentenças de corruptos, contra os votos técnicos de ministros como Edson Fachin”, publicou.

Na tarde desta terça, Gilmar também usou as redes para detalhar suas críticas à Lava Jato. “Ontem, em entrevista ao Roda Viva, usei uma metonímia que merece explicitação. Jamais quis ofender o povo curitibano. Não foi Curitiba o gérmen do facismo; foi a assim chamada ‘República de Curitiba’ (Operação Lava-Jato e os juízes responsáveis por ela na capital paranaense)”, escreveu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo