CartaExpressa

Cúpula do PL abre processo para expulsar deputado que ‘fez o L’ em foto com ministros de Lula

‘Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal’, escreveu Valdemar da Costa Neto

Reprodução/redes sociais
Apoie Siga-nos no

Os acenos feitos pelo deputado federal Yury do Paredão ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não agradaram a cúpula do Partido Liberal, chefiado por Valdemar Costa Neto, que pediu a abertura de procedimento para expulsá-lo da legenda.

Nas redes sociais, Costa Neto informou que solicitou ao diretório cearense a expulsão do parlamentar. “Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal”, escreveu o cacique do Centrão.

Alvo de críticas dos bolsonaristas, Yury desagradou dirigentes do partido ao participar de uma agenda com Lula em Juazeiro do Norte, seu berço político. Na ocasião, o parlamentar chegou a tirar uma foto segurando as mãos do petista.

A irritação dos colegas de partido atingiu seu ápice nesta semana, quando o deputado publicou nas redes sociais outra foto, desta vez ao lado dos ministros ao lado dos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração Nacional). Os registros foram feitos durante agenda em Pernambuco.

Deputado Yury do Paredão foi flagrado fazendo o L em registro publicado pelo colega Pedro Campos (PSB)

Atualmente, Yury está de licença do mandato. Quem assumiu sua cadeira foi a bolsonarista Priscila Costa. Durante o período de licença, ele não receberá salário, segundo a Câmara dos Deputados.

Desde o início do mandato, o parlamentar tem feito acenos ao governo Lula. Yury foi um dos 30 deputados do PL que votaram a favor do arcabouço fiscal na Câmara. Além disso, esteve envolvido nas discussões no WhatsApp que dividiram a bancada da sigla na Câmara sobre a Reforma Tributária.

Procurado por CartaCapital, o deputado Yury do Paredão não se manifestou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo