CartaExpressa
Cúpula do PL abre processo para expulsar deputado que ‘fez o L’ em foto com ministros de Lula
‘Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal’, escreveu Valdemar da Costa Neto


Os acenos feitos pelo deputado federal Yury do Paredão ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não agradaram a cúpula do Partido Liberal, chefiado por Valdemar Costa Neto, que pediu a abertura de procedimento para expulsá-lo da legenda.
Nas redes sociais, Costa Neto informou que solicitou ao diretório cearense a expulsão do parlamentar. “Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal”, escreveu o cacique do Centrão.
Solicitei ao Diretório do PL no Ceará a abertura do processo de expulsão do deputado federal Yury do Paredão. Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal.
— Valdemar Costa Neto (@CostaNetoPL) July 17, 2023
Alvo de críticas dos bolsonaristas, Yury desagradou dirigentes do partido ao participar de uma agenda com Lula em Juazeiro do Norte, seu berço político. Na ocasião, o parlamentar chegou a tirar uma foto segurando as mãos do petista.
A irritação dos colegas de partido atingiu seu ápice nesta semana, quando o deputado publicou nas redes sociais outra foto, desta vez ao lado dos ministros ao lado dos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração Nacional). Os registros foram feitos durante agenda em Pernambuco.
Deputado Yury do Paredão foi flagrado fazendo o L em registro publicado pelo colega Pedro Campos (PSB)
Atualmente, Yury está de licença do mandato. Quem assumiu sua cadeira foi a bolsonarista Priscila Costa. Durante o período de licença, ele não receberá salário, segundo a Câmara dos Deputados.
Desde o início do mandato, o parlamentar tem feito acenos ao governo Lula. Yury foi um dos 30 deputados do PL que votaram a favor do arcabouço fiscal na Câmara. Além disso, esteve envolvido nas discussões no WhatsApp que dividiram a bancada da sigla na Câmara sobre a Reforma Tributária.
Procurado por CartaCapital, o deputado Yury do Paredão não se manifestou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Valdemar reúne deputados para cobrar ‘reforço’ na defesa de Bolsonaro: ‘Missão do Messias não acabou’
Por Getulio Xavier
As novas avaliações de Valdemar Costa Neto sobre Deltan e o destino de Bolsonaro no TSE
Por André Lucena