Política

assine e leia

Cuidado compartilhado

É urgente criar instrumentos jurídicos internacionais para proteger os rios voadores da Amazônia

Conexão. Há um extraordinário ecossistema, a partir da Amazônia, que garante umidade e regularidade das chuvas na América do Sul – Imagem: iStockphoto
Apoie Siga-nos no

Em 22 de março, completamos 30 anos da implementação do Dia Mundial da Água, criado durante a Conferência Rio 92 das Nações Unidas. Naquela época, as preocupações focavam o sanea­mento e a proteção de ecossistemas de produção hídrica. A pauta climática saía do estado embrionário do campo de pesquisas com fortes perspectivas de construir acordos internacionais. Passados 30 anos, estamos em plena emergência climática. O contexto mudou quase repentinamente. Na última década, a ONU impulsionou várias iniciativas sob o tema e 2013 foi escolhido como o ano de Cooperação para a Água. Em 2024, o tema do Dia Mundial foi “Água e Paz”. A preocupação é que a disputa por recursos naturais venha a se acirrar diante da escassez agravada pela mudança climática.

Mikhail Gorbachev afirmava que a ­disputa por recursos naturais demandaria esforços pela paz. O líder da antiga União Soviética tinha acesso a prognósticos sobre possíveis cenários futuros de disputas por água no século XXI e afirmava abertamente sua preocupação com a perda de multilateralismo colaborativo entre as nações. Cerca de 3 bilhões de seres humanos compartilham o total de 60% dos corpos transfronteiriços de água doce. São 276 bacias de água doce e um número semelhante de aquíferos. ­Gorbachev escreveu: “Em um mundo onde há escassez, os recursos hídricos compartilhados estão se tornando instrumento de poder, incentivando a concorrência, tanto em nível nacional quanto entre os países. A luta pela água tem contribuído para o aumento das tensões políticas e o agravamento dos impactos nos ecossistemas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo