Política

Criticada por Zezé Di Camargo, filha de Silvio Santos promete jornalismo ‘sem viés’ em novo canal do SBT

Daniela Beyruti diz que emissora aposta no diálogo e nega alinhamento político; discursos de Lula e Moraes desagradaram bolsonaristas

Criticada por Zezé Di Camargo, filha de Silvio Santos promete jornalismo ‘sem viés’ em novo canal do SBT
Criticada por Zezé Di Camargo, filha de Silvio Santos promete jornalismo ‘sem viés’ em novo canal do SBT
A presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti. Foto: Rogério Pallatta/SBT
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A presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, divulgou nesta segunda-feira 15 uma carta aberta em resposta às críticas dirigidas à emissora após o lançamento do SBT News. A manifestação ocorre um dia depois de o cantor Zezé Di Camargo pedir que seu especial de Natal não seja exibido, em protesto contra a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro Alexandre de Moraes no evento de lançamento do canal.

Camargo acusou a emissora de estar se “prostituindo”, afirmou não se identificar com os rumos adotados pelo canal. “[As herdeiras] pensam de forma totalmente diferente do pai.” Até o momento, não há confirmação se o pedido do cantor será atendido.

Sem citar nominalmente o sertanejo, Daniela afirmou que ela e suas irmãs passaram a ser alvo de julgamentos antes mesmo de o público conhecer a proposta editorial do novo projeto jornalístico. Também ressaltou que o jornalismo do SBT News segue princípios estabelecidos por Silvio Santos, morto em agosto do ano passado. “Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo”, escreveu.

Também defendeu que o evento de lançamento refletiu pluralidade institucional, com a presença de representantes dos Três Poderes.“Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo”, escreveu.

Da ditadura à redemocratização, a história de Silvio Santos como empresário sempre esteve atravessada pela proximidade com o poder. Com Bolsonaro, essa relação ganhou contornos ainda mais evidentes. O então candidato foi entrevistado em condições excepcionais e, já no governo, teve espaço privilegiado.

Em 2020, Bolsonaro recriou o Ministério das Comunicações — extinto na gestão Temer — e nomeou para comandá-lo o deputado Fábio Faria (PSD), genro de Silvio Santos e hoje à frente do SBT News. A escolha foi justificada pelo próprio presidente como uma forma de aproximar o governo do setor de mídia.

Leia a nota na íntegra:

“Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto.

Nos últimos cinco anos, o SBT foi reconhecido pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Reuters como o jornalismo de maior confiança e credibilidade. Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador.

Foi justamente por conta dessas pesquisas e dessa carta com esses princípios que tomamos coragem para abrir um canal de notícias com a proposta de entregarmos mais do que somos e temos. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los.

O lançamento do projeto, na última sexta-feira, 12/12, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo. Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo.

Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos.

Amamos nosso país, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele e convidamos a todos a embarcarem nesse projeto que deseja amenizar os ânimos. A todos os que têm dúvidas ou receios, faço um convite: assistam ao SBT News. Vocês verão, na prática, o jornalismo de qualidade e independente, que é a nossa marca.”

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