Política

CPI do MST tem nova onde de ataques machistas contra Sâmia Bomfim

A última sessão da comissão antes do recesso foi marcada por mais um bate-boca generalizado entre governistas e bolsonaristas 

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A última sessão da CPI do MST antes do recesso foi marcada por mais uma briga generalizada entre governistas e bolsonaristas. 

Após a aprovação a toque de caixa de 21 requerimentos, iniciou-se um bate-boca entre a deputada Sâmia Bomfim (PSOL) e o relator da CPI, Ricardo Salles (PL). 

A confusão fez com que o presidente dos trabalhos, Coronel Zucco (Republicano) ameaçasse interromper a sessão caso Sâmia não permitisse a fala dos demais integrantes. 

“Qual é o seu objetivo, deputada Sâmia? Quer que eu encerre a sessão? Fique calada e respeite os demais deputados”, ameaçou. 

Salles então sugeriu que os demais deputados fizessem uma representação conjunta contra a psolista. 

“Sempre que esta deputada quer se vitimizar diz que é interrompida, então esse momento precisa ficar registrado”, afirmou o ex-ministro do governo Bolsonaro. 

Com seu microfone silenciado, Sâmia continuou argumentando que a mesma postura não é adotada pelos parlamentares quando ela é interrompida. 

Citado pela psolista, o deputado General Girão (PL) tomou a palavra e afirmou que Sâmia “se vale de ser mulher para silenciar os demais e se vitimizar, quando lhe convém”.

O deputado pontuou que respeita todas as mulheres “por serem responsáveis pela procriação e pela harmonia da família”, em um discurso que apaga a trajetória feminina na política, relegando a elas o espaço doméstico. 

“Eu lamento tudo isso, mas é o jeito da esquerda protestar. Estou sendo acusado de crimes que não cometi, enquanto vejo o terrorismo do MST. Precisamos mostrar para a população quem apoiou esse atos. A deputada que está vociferando contra mim sabe que ainda tenho direito à esquerda. Ela acha que por ser mulher não pode ser interrompida. Já cobrei isto ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). No Código Penal, mulheres não são isentas. Respeito muito as mulheres, responsáveis pela procriação e harmonia da família”, afirmou o bolsonarista. 

Após a fala, mesmo as deputadas da oposição se mostraram constrangidas com a declaração misógina e machista de Girão. 

Éder Mauro (PL) ainda teria dito que Sâmia e Talíria Petrone (PSOL) faziam parte do “chorume comunista”. O deputado ainda atribui as parlamentares o financiamento de invasões por parte do grupo sem terras. 

“Sinta o cheiro do chorume do comunismo à sua volta”, disse Éder.

Essa não é a primeira vez em que ataques machistas são deferidos contra Sâmia durante os trabalhos da CPI do MST. 

Em maio, após nova onda de ataques machistas, o Ministério Público Eleitoral apresentou uma representação à Procuradoria-Geral da República para que se apure a ocorrência de violência política de gênero no episódio envolvendo o silenciamento da deputada Sâmia Bomfim.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo