CartaExpressa
Corregedor do TSE contraria Bolsonaro e mantém sigilo sobre processo que pode torná-lo inelegível
Magistrado cuida de processo relacionado à reunião do ex-presidente com embaixadores no ano passado
O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, decidiu manter em sigilo parte da ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível pelos próximos oito anos.
O magistrado cuida do processo relacionado à reunião de Bolsonaro com embaixadores no ano passado. Na ocasião, ele havia feito acusações, sem provas, contra a credibilidade do sistema eleitoral.
Gonçalves encerrou a coleta de provas em 31 de março. A ação deve ser julgada em maio.
A manutenção do sigilo contraria o pedido da defesa do ex-presidente para que as alegações finais dele fossem divulgadas. Os advogados argumentam que pode ter ocorrido vazamento ilegal das alegações finais da Procuradoria, que pediu a inelegibilidade do ex-capitão.
A peça do Ministério Público Eleitoral foi revelada pelo jornal O Globo.
Em sua decisão, desta quinta-feira 13, Gonçalves contrapôs a argumentação da defesa de Bolsonaro e considerou que, nesse caso, “não se altera o quadro que ensejou o requerimento e a determinação de sigilo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Os argumentos do MPE para pedir a inelegibilidade de Bolsonaro ao TSE
Por AFP
Bolsonaro participou de telefonema para tentar resgatar joias, diz ex-funcionário da Presidência à PF
Por Getulio Xavier



