Política

Contra STF, Bolsonaro convoca reunião extraordinária com ministros

Uma das estratégias deve ser a de orientar Weintraub a não depor à PF, como determinou o ministro Alexandre de Moraes

(Foto: Marcos Corrêa/PR)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro convocou para esta quarta-feira 27 uma reunião extraordinária com seus ministros no Palácio do Planalto. A pauta, segundo reportagem do Estado de S. Paulo, seria uma possível reação às medidas encaminhadas pelo Supremo Tribunal Federal dentro do inquérito das fake news.

Ainda de acordo com a apuração, um dos temas do encontro gira em torno de uma possível orientação ao ministro da educação Abraham Weintraub para não prestar depoimento à Polícia Federal, conforme determinou o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ele deu cinco dias para que o ministro prestasse esclarecimentos, sendo o prazo final o dia 31 de maio.

A convocação aconteceu após a divulgação da reunião ministerial do dia 22 de abril, alvo de inquérito que investiga possível interferência do presidente Jair Bolsonaro no comando da Polícia Federal. No encontro, Weintraub sugeriu mandar prender os ministros do Supremo. “Eu percebo que tem muita gente com agenda própria. Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”, disse.

Nesta quarta-feira integrantes do governo Bolsonaro criticaram uma ação de busca e apreensão feita pela Polícia Federal como desmembramento do inquérito das fake news. A ação também foi autorizada por Alexandre de Moraes, que é relator do caso.

Nesta manhã, agentes da polícia federal realizaram 29 buscas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

Foram alvo da operação de busca e apreensão o blogueiro Allan Santos, do canal Terça Livre; a militante Sara Winter; o empresário Luciano Hang, proprietário da Havan; o ex-deputado federal Roberto Jefferson; o blogueiro e dono do canal no YouTube “Cafezinho com Pimenta”, Winston Lima (DF); o empresário Edgard Corona (SP)dono das redes de academia SmartFit e BioRitmo; Edson Pires Salomão (SP), assessor parlamentar do deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP); o youtuber Enzo Leonardo Suzi, do canal “Enzuh”; Marcos Bellizia, um dos líderes do movimento “Nas Ruas”; Otavio Fakhoury, um dos fundadores do Aliança pelo Brasil; Rodrigo Barbosa Ribeiro, assessor parlamentar do deputado Douglas Garcia (PSL); Reynaldo Bianchi Júnior, Bernardo Kuster; Eduardo Fabris Portella e Marcelo Stachin.

Além disso, Moraes determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal dos empresários Edgard Gomes Corona e Luciano Hang; do humorista, músico e palestrante Reynaldo Bianchi Junior; e do blogueiro Winston Lima. Também pediu o bloqueio das contas em redes sociais dos investigados, como Facebook, Twitter e Instagram, bem como o depoimento de cada um à Polícia Federal.

Parlamentares também são alvo da investigação. Os deputados federais Bia Kicis, Carla Zambelli, Daniel Silveira, Filipe Barros, Cabo Junior do Amaral e Luiz Philippe de Orleans e Bragança não fizeram parte da busca e apreensão, mas foram intimados a prestar depoimento em até 10 dias. Os deputados estaduais de São Paulo Douglas Garcia (PSL) e Gil Diniz (PSL) também integram a lista.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo