Política

Conselho elege José Mauro Coelho o novo presidente da Petrobras

O executivo foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Ministério de Minas e Energia

Apoie Siga-nos no

O executivo José Mauro Ferreira Coelho foi aprovado como novo presidente da Petrobras, nesta quinta-feira 14. O nome já havia sido confirmado na noite anterior como integrante do Conselho de Administração da estatal.

Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, entre abril de 2020 e outubro de 2021, e havia pedido demissão do cargo para assumir “novos desafios na iniciativa privada”. Porém, passou a presidir o Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A., a PPSA. Com doutorado em estudos sobre energia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem livros publicados e prêmios no setor.

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ele substitui o general Joaquim Silva e Luna após o economista Adriano Pires desistir de ocupar o cargo em meio a suspeitas de conflitos de interesses.

Coelho assume a Petrobras com o desafio de mediar a crise na alta dos preços dos combustíveis. Em seguidas ocasiões, Bolsonaro demonstrou insatisfação com Silva e Luna, mas o governo até então resiste em adotar a solução indicada por opositores: mudar a política de paridade de preços com o mercado internacional.

No fim de março, o instituto Ipespe divulgou um estudo que mostra que 45% dos brasileiros apontam Bolsonaro como o principal culpado pelo encarecimento dos combustíveis. O mesmo percentual atribui a crise à guerra na Ucrânia, que afetou o mercado do petróleo no mundo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo