Economia

assine e leia

A alta dos juros e os preços das commodities vitaminam o Real

Por outro lado, o dólar cai, mas a inflação ainda não

Imagem: iStockphoto
Apoie Siga-nos no

A alta do juro básico e o melhor desempenho dos preços das ­commodities em 30 anos resultaram na apreciação de mais de 15% do real desde janeiro, o que, ensinam os manuais de Economia, deveria reduzir preços de bens importados, como combustíveis, e baixar a inflação.

“O Banco Central estima que 10% de variação da taxa de câmbio impactaria 1 ponto porcentual na variação do IPCA, tanto para cima quanto para baixo. Então, daqui a um mês, mais ou menos, poderíamos ver uma queda na inflação de 1 ponto porcentual”, diz a economista Cristiane Quartaroli, do Banco Ourinvest, salientando que é mais comum o câmbio ser repassado aos preços quando sobe do que quando desce.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo