CartaExpressa
Quem é Jader Filho, o escolhido por Lula para o Ministério das Cidades
Empresário do setor das comunicações, ele é filho do senador Jader Barbalho e irmão do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira 29 o empresário Jader Filho (MDB) como o próximo ministro das Cidades. O anúncio foi feito no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
Filho do senador Jader Barbalho e irmão do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, ambos do MDB, ele preside o diretório estadual da legenda desde setembro de 2021 e atua no setor de comunicações.
A indicação do emedebista para a pasta foi levado a Lula por parlamentares da sigla na Câmara. O martelo foi batido em reunião na tarde desta quarta-feira 28, como informou CartaCapital. No encontro, além de Jader, estiveram presentes o senador eleito Renan Filho (AL) e o presidente do MDB, Baleia Rossi (SP).
O principal fator para a escolha do empresário para a pasta foi de que o Pará tem a maior representação dentro da bancada: 9 dos 42 deputados federais eleitos pelo MDB são do estado.
Com a confirmação de Jader Filho nas Cidades, o MDB terá três nomes na Esplanada dos Ministérios. Além dele, Simone Tebet teve o nome confirmado para ocupar o Ministério do Planejamento, a ser criado a partir do desmembramento do atual Ministério da Economia, e o ex-governador do Alagoas Renan Filho foi anunciado o próximo ministro dos Transportes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Em meio a fuga de anunciantes, Jovem Pan repudia golpismo e reconhece governo Lula
Por Camila da Silva
Polícia Federal anuncia que mil agentes irão atuar para reforçar a posse de Lula
Por CartaCapital



