Política

Como a Europa busca a ajuda de Lula para avançar por acordo com o Mercosul

Em breve, segundo o jornalista Jamil Chade, forças políticas importantes da Europa deverão fazer uma ofensiva para tentar fechar o acordo

Foto: Sergio Lima / AFP
Apoie Siga-nos no

Os primeiros meses do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverão reordenar peças estratégicas não apenas da política interna, mas da geopolítica global. Já no início de janeiro, o Brasil voltou a demonstrar protagonismo no debate mundial sobre o meio ambiente, com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Além disso, Lula visitou, nesta semana, a Argentina e o Uruguai, retomando laços com lideranças latino-americanas ignoradas durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro (PL)

Em breve, forças políticas importantes da Europa deverão fazer uma ofensiva para tentar fechar um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

As informações sobre sobre a estratégia europeia são do jornalista Jamil Chade, do portal UOL.

Entenda o contexto

Em 2019, a UE e o Mercosul chegaram a formalizar um acordo comercial, depois de negociações que levaram 20 anos. Àquela altura, a expectativa era de que o acordo gerasse, em 15 anos, um incremento de 87,5 bilhões de dólares ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Os termos do acordo envolviam, por exemplo, a eliminação de tarifas para exportação de produtos agrícolas brasileiros, como café solúvel. Exportadores do Brasil poderiam obter ampliação no acesso a carnes, açúcar e etanol.

Entretanto, o acordo não foi retificado. Por conta da ausência de compromissos ambientais claros da parte do governo Bolsonaro, o bloco europeu se manteve reticente à finalização da parceria. Em outubro de 2020, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, afirmou que, para avançar, seria necessário que o Mercosul definisse “soluções duradouras para a região amazônica”.

A concretização de um acordo econômico entre os blocos europeu e sul-americano ganhou força com a eleição de Lula, em outubro do ano passado. Ainda na campanha eleitoral, Lula afirmou que a discussão sobre um acordo com a UE aconteceria no primeiro semestre do seu mandato. O acordo, segundo o petista, deveria levar em consideração “a necessidade de o Brasil voltar a se industrializar”.

No campo europeu, o embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybánez, comentou, no dia 9 de novembro, que a eleição de Lula abria caminho para avançar no acordo, uma vez que o novo presidente indicava que estava “do mesmo lado” do bloco europeu na questão climática e na defesa do desmatamento.

Urgência do bloco europeu e o papel da China

Segundo apuração de Jamil Chade, parte dos representantes europeus acredita que, se a UE e o Mercosul não formalizarem o acordo comercial, os países da América do Sul podem estar sujeito à influência política e comercial por parte da China.

Em termos geopolíticos, a segurança do acordo comercial geraria um benefício duplo para a União Europeia: ao mesmo tempo que finaliza a negociação com o bloco sul-americano, impede uma expansão ainda maior da China na região. 

O país oriental é o maior parceiro comercial, por exemplo, do Brasil. A balança comercial de 2021 aponta que, em importações, o volume de negócios gerado entre Brasil e China foi de 47,6 bilhões de dólares. Em 2022, 27% de toda a exportação brasileira foi para a China.

Sinalizações dos membros do Mercosul

Nesta semana, na sua viagem para participação na cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires, Lula incluiu uma visita ao Uruguai.

Governado por Lacalle Pou, o Uruguai tem sinalizado que negocia com a China um acordo comercial envolvendo o Mercosul. Após a visita de Lula, o presidente uruguaio declarou que “o Uruguai vai avançar nas suas negociações com a China. O Brasil pode paralelamente fazer seu caminho e, após isso, vamos compartilhar tudo o que foi negociado”.

Lula, por sua vez, pontou que um acordo entre Mercosul e UE é “urgente e necessário”. Segundo o presidente, “nós vamos intensificar as discussões com a União Europeia e firmar esse acordo para que a gente possa discutir apenas um possível acordo entre China e Mercosul”.

Segundo a apuração de Chade, a postura do presidente uruguaio tem acendido o alerta nos representantes europeus. Isso porque a China estaria aberta a fechar um acordo sem exigências rígidas do ponto de vista ambiental (o principal entrave da tentativa de acordo em 2019), trabalhista ou social.

Ofensiva europeia

A disputa passou, então, a mobilizar uma série de lideranças da UE. Nesta semana, o vice-presidente da Comissão Europeia, Franz Timmermans, esteve em Brasília para reuniões com o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Silvio Almeida e Sonia Guajajara, dos Direitos Humanos e Povos Indígenas, respectivamente. Além disso, Lula teria se reunido com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, na terça-feira 24. Na quinta-feira 26, Lula teria telefonado por mais de uma hora com o presidente da França, Emmanuel Macron.

No início da próxima semana, o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, viajará para Brasília e encontrará Lula. Em fevereiro, é esperada a visita do presidente da Espanha, Pedro Sánchez.

A intensidade das ações europeias se dá pelo fato, também, de que há uma percepção, por parte do bloco europeu, de que a chegada de Lula à presidência do Brasil e a sua disposição pelo acordo devem ser aproveitadas.

As falas de Lula nesta semana teriam surpreendido os representantes da Europa, diante da clareza do petista sobre a disposição para o acordo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo