Política

Comitiva brasileira nos EUA alerta para ameaças de Bolsonaro às eleições

Grupo de organizações da sociedade civil faz série de encontros para debater o processo eleitoral brasileiro nesta semana

Preparations are made prior to a dress rehearsal for the 59th inaugural ceremony for President-elect Joe Biden and Vice President-elect Kamala Harris at the US Capitol on January 18, 2021 in Washington, DC. - The Inauguration is scheduled for January 20, 2021. (Photo by Patrick Semansky / POOL / AFP)
Apoie Siga-nos no

Uma comitiva com representantes de 18 organizações da sociedade civil participará de uma série de reuniões com o Departamento de Estado americano, deputados, senadores e representantes sindicais nesta semana para discutir o contexto eleitoral brasileiro. 

A intenção do grupo é alertar para os riscos dos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pedir para que os Estados Unidos reconheçam imediatamente o resultado do pleito brasileiro. 

“A ida desta delegação da sociedade civil aos Estados Unidos nos dará a oportunidade de dialogar com atores institucionais e sociais que recentemente passaram por processos e contextos muito parecidos com o que vivemos atualmente no Brasil. E também temos o objetivo de firmar apoios para que a comunidade internacional reconheça imediatamente os resultados das urnas nas eleições deste ano”, avalia Flávia Pellegrino, secretária executiva do Pacto pela Democracia.

Na terça-feira 26, o grupo será recebido pelo Departamento de Estado americano e pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Na sexta-feira 29, há uma reunião marcada com o deputado democrata Jamie Raskin, um dos coordenadores da Comissão Parlamentar que investiga a participação do ex-presidente Donald Trump na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. 

Os encontros acontecem uma semana após a reunião de Bolsonaro com embaixadores de diversos países em que o presidente voltou a fazer ilações sobre fraude eleitoral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo