Política
Comissão do Senado vota protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul nesta semana
Atualmente, o país é associado ao grupo, assim como Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado vai votar nesta quinta-feira 23 o projeto de decreto legislativo que aprova a adesão da Bolívia ao Mercosul. O país vizinho está desde 2015 em processo de aderência ao Mercosul.
Depois de votado na CRE, o projeto segue para análise do Plenário. Para ser aceita como Estado Parte, a Bolívia precisa da aprovação dos parlamentos de todos os integrantes: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Atualmente, o país é associado ao grupo, assim como Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname. Nessas condições, eles podem estabelecer acordos de livre comércio com os membros e participar de reuniões do bloco.
De acordo com o documento, a incorporação do novo integrante será feita gradualmente. O prazo de quatro anos, a partir da entrada em vigor do protocolo, foi estabelecido para a integração total da Bolívia.
Nesse período, o país deverá adotar a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), a Tarifa Externa Comum (TEC) e o Regime de Origem do Mercosul.
Leia também

Após vitória de Milei, Lula conversa com a UE sobre acordo com o Mercosul
Por Victor Ohana
Câmara aprova adesão da Bolívia ao Mercosul; texto segue para o Senado
Por CartaCapital
Lula diz que não abre mão de compras governamentais em acordo Mercosul-UE
Por André LucenaUm minuto, por favor…
O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.
Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.
Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.
Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.
Assine a edição semanal da revista;
Ou contribua, com o quanto puder.