Política

CNT/MDA: Maioria desaprova o desempenho de Bolsonaro; Lula lidera intenção de votos

A pesquisa aponta ainda que o presidente Jair Bolsonaro é considerado o maior responsável pelo aumento dos combustíveis no País

Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa do Instituto MDA Pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte, a CNT mostra que 62,3% dos brasileiros desaprovam o desempenho do presidente Jair Bolsonaro. 

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira 16, indica ainda que quase a metade dos brasileiros (47,9%) considera o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo.

Além disso, o estudo mostra que a maioria da população não crê que a situação do País pode melhorar nos próximos meses.

51,2% dos entrevistados não tem expectativa que a renda mensal aumente a curto prazo. O mesmo sentimento vale para emprego, saúde, educação e segurança pública. 

Eleições 2022

Em relação às eleições presidenciais, segundo a pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é líder em intenções de votos, com 42,8%. 

Depois, ficam o atual presidente Bolsonaro, com 25,6%, Sergio Moro, com 8,9% e em terceiro lugar, Ciro Gomes, com 4,9%. 

Em disputa de segundo turno, Lula ganharia em todos os cenários e Bolsonaro sairia vitorioso somente em uma disputa direta com o governador de São Paulo, João Doria. 

Os dados também mostram que a rejeição do atual presidente permanece alta. Dos entrevistados, 59,2% disseram que não votariam em Bolsonaro para presidente se jeito nenhum. Quanto à Lula, a rejeição chega a 40,5%. 

Polarização e expectativas para o próximo governo

Dos entrevistados, 47,6% querem que o próximo presidente mude totalmente a forma atual de governar. Apenas 10,2% querem a manutenção total da forma atual de governar. 

O levantamento ainda indica que a maioria dos brasileiros considera que, no ano eleitoral, a polarização política vai aumentar. 

Além disso, para 75,1% a polarização é prejudicial para o avanço do País e mais da metade (53,1%) não acredita que o Brasil sairá mais unido após as eleições. 

Governo Bolsonaro

Sobre o atual governo, a maior parte dos entrevistados considerou que o presidente não teve uma boa atuação em nenhum setor, considerando o combate à corrupção, infraestrutura, saúde e assistência social. 

A economia, um dos carros chefes de Bolsonaro, foi considerada pelos brasileiros como um dos setores que a atuação do governo foi pior. Somente 10,7% apontam a economia como a melhor área de atuação do presidente. 

Os entrevistados ainda apontaram que o presidente Jair Bolsonaro é o maior responsável pelo aumento dos combustíveis no País.

Além disso, 36,9% colocou na conta do presidente o aumento no preço dos alimentos. Os entrevistados também consideraram a alimentação como o item que mais teve alta de preços, desestabilizando o poder de compra das famílias. 

Dos entrevistados, 76,2% afirmaram que reduziram a compra de produtos alimentícios nos últimos meses por conta do aumento dos produtos. A redução no consumo de carne também foi necessária por 71,5% dos respondentes. 

Pandemia

Em relação ao combate a pandemia de Covid-19, 51,1% desaprovam a atuação do governo federal. Já quanto a atuação estadual, a aprovação é de 65,4%. 

Apesar dos esforços contrários ao passaporte vacinal pelo presidente da República, a medida é importante para 77,6% dos brasileiros. Apenas 15,1% considera que a exigência do comprovante de vacinação é uma restrição à liberdade. 

A maioria dos respondentes também se mostrou contraria à realização de eventos com aglomeração, dado o receio das consequências das novas variantes. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo