Política

CNT/MDA: Eleitores apontam propaganda de Lula como a melhor e de Ciro como a pior

A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira, junto à sondagem de intenções de voto

Lula e Ciro Gomes. Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel Schincariol/AFP
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Os eleitores brasileiros apontaram a campanha de Lula (PT) no rádio e na TV como a melhor até aqui. A pergunta foi feita em pesquisa do instituto MDA divulgada pela Confederação Nacional do Transporte nesta sexta-feira 16.

Ao todo, 38,6% apontam a propaganda do petista como a melhor nestas eleições. Jair Bolsonaro (PL) é o segundo colocado neste quesito, com 28,9% das indicações. Simone Tebet (MDB) fica com o terceiro lugar, com 9,9% das menções, e Ciro Gomes (PDT) é o último colocado, com apenas 8,9%. Vale dizer que, apesar da diferença numérica, ele está em empate técnico com a senadora.

Nas chamadas de rádio e TV, Lula tem focado em relembrar o legado de seus governos, entre 2002 e 2010. O petista aposta na memória de tempos com resultados econômicos mais favoráveis para atrair os eleitores. O tradicional jingle ‘Lula Lá’ também está presente na maior parte das peças publicitárias.

Bolsonaro, por sua vez, tenta fazer oposição direta a Lula. Ele também faz menções ao pix e ao Auxílio Brasil, sua principal aposta eleitoral. Sua campanha usa ainda a imagem de Michelle Bolsonaro com foco na atração de votos femininos. A aparição exagerada da primeira-dama, no entanto, precisou ser limitada pela Justiça Eleitoral, já que ela figurava na tela por um tempo bem superior ao permitido por lei.

Ciro tem apostado, além dos ataques diretos a Lula e Bolsonaro, que, segundo ele, representariam o mesmo modelo econômico e de governança política, na busca por frear o chamado voto útil contra Bolsonaro. A medida é uma resposta contra a ofensiva petista aos eleitores ciristas dispostos a mudar de voto para derrotar o ex-capitão.

Por fim, Tebet foca sua campanha no fato de ter uma chapa 100% feminina, já que ao seu lado está Mara Gabrilli (PSDB). Ela também tenta passar a imagem de ponderação, acenando ao centro com o rótulo de terceira via, em oposição a chapas de direita e esquerda. Nas peças ela ainda responde a críticas pelo fato de ser uma ex-aliada de Bolsonaro, que rompeu com o ex-capitão pelo descaso do governo durante a pandemia. Ela foi voz atuante na CPI da Covid-19.

A pesquisa CNT/MDA ouviu 2.002 eleitores presencialmente entre os dias 11 e 14 de setembro. Os resultados que falam das propagandas eleitorais tem base nos 63,7% que viram ou ouviram as campanhas neste período. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, o nível de confiança de 95% e o registro no Tribunal Superior Eleitoral é o BR 06984/2022. Veja a íntegra:

154ª Pesquisa CNT de Opinião

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