Política

Ciro propôs intervenção do PDT no diretório do Ceará, aponta ata de reunião

Ex-ministro trava embate com o irmão, Cid Gomes, sobre a estratégia para as eleições de 2024

Ciro propôs intervenção do PDT no diretório do Ceará, aponta ata de reunião
Ciro propôs intervenção do PDT no diretório do Ceará, aponta ata de reunião
Racha na família Gomes - Cid e Ciro brigaram nas eleições de 2022 e agora travam nova disputa pelo comando do PDT no Ceará - Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O PDT divulgou um documento que aponta o ex-ministro Ciro Gomes como responsável pela proposta de intervenção da diretoria nacional do partido na seção do Ceará, ocorrida em 27 de outubro. Na prática, a medida representou a retirada do senador Cid Gomes (PDT-CE) do comando do diretório estadual.

A ação ocorre em meio a uma disputa entre Ciro e Cid, que são irmãos, que envolve discordâncias sobre a estratégia de se alinhar ou não ao PT nas eleições municipais de 2024.

A ata da reunião extraordinária da Executiva Nacional do PDT, na data em que a intervenção ocorreu, registrou o momento em que “Ciro sugere que a única forma de conciliação seria a nacional estabelecer uma dinâmica e intervir com uma comissão executiva mista no diretório pedetista do estado do Ceará”.

Além de Ciro, que é vice-presidente do partido, também votou a favor da proposta vitoriosa o deputado André Figueiredo (PDT-CE), líder do chamado ‘superbloco’ na Câmara.

Ciro Gomes chegou a afirmar que a sua relação com o seu irmão, neste momento, está “a pior possível”. O ex-presidenciável defende a reeleição de Sarto Nogueira (PDT) para a prefeitura de Fortaleza, enquanto o senador busca uma aliança com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo