CartaExpressa

Ciro Gomes vai a evento do PSDB e faz nova crítica a Cid: ‘Este pedaço de PDT aqui não aceita suborno’

Em Fortaleza, o ex-presidenciável participou da convenção que reconduziu Élcio Batista ao comando do PSDB-CE

Racha na família Gomes - Cid e Ciro brigaram nas eleições de 2022 e agora travam nova disputa pelo comando do PDT no Ceará - Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) aproveitou a convenção do PSDB que reconduziu Élcio Batista ao comando da sigla no Ceará para tecer novas críticas ao seu irmão, o senador Cid Gomes, com quem trava uma disputa interna pelo comando do PDT regional.

 “O Ceará, Fortaleza, precisa muito de Tasso Jereissati e do PSDB. E contem conosco, contem conosco, porque esse pedaço de PDT que tá aqui não aceita suborno”, disse Ciro nesta segunda-feira 30 durante a convenção tucana. A declaração foi gravada em vídeo.

A alfinetada, apesar de não explicitar nomes, têm destino ao grupo do irmão e senador. Eles encabeçam um racha no partido, que, segundo Ciro, ‘feriu de morte’ a relação entre os irmãos. Na sexta, quando uma intervenção no PDT do Ceará foi formalizada, o ex-ministro disse que sua relação com Cid no momento era ‘a pior possível’.

O ponto central da disputa é o apoio do partido para as eleições municipais de 2024. Ciro defende a reeleição de Sarto e o grupo de Cid quer uma aliança eleitoral com Elmano de Freitas (PT). 

Durante a convenção do PSDB, Ciro também direcionou críticas ao petista, bem como ao ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana. Ele acusa o integrante do governo federal de cooptar aliados e prefeitos.

“Nosso Estado do Ceará está sendo destruído daquele caminho que nós trilhamos. Está sendo destruído pela traição, está sendo destruído pelo descompromisso”, afirmou. “Não se realiza uma obra pública sem pagar propina, uma obra pública sequer se realiza nesse estado sem problemas”, acusou Ciro sobre a gestão de Elmano.

Na ocasião, também estavam presentes políticos de sua ala, como o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto e o antecessor, Roberto Cláudio. O episódio desta segunda é mais um imbróglio antigo na família Ferreira Gomes sobre o apoio ou não ao PT.

O outro irmão, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, manifestou apoio ao senador em seu Instagram, e afirmou: “Vou para onde o Cid for”. Na família, portanto, Ciro estaria isolado. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar