Política

Ciro ‘convida’ Moro para debate sobre 2022: ‘Covarde, dissimulado e despreparado’

O pedetista respondeu a uma declaração do ex-juiz que colocou em dúvida as presenças de Bolsonaro e Lula em debates no ano que vem

Ciro Gomes e Sergio Moro são os principais candidatos à 3ª via. FOTO: MÁRIO MIRANDA/AMCHAM/DIVULGAÇÃO e LULA MARQUES
Apoie Siga-nos no

O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, acusou o adversário do Podemos, Sérgio Moro, de recusar os seus convites para a realização de um debate sobre as eleições de 2022. Em publicação nas redes sociais nesta terça-feira 14, o ex-governador do Ceará chamou o ex-ministro da Justiça de “covarde, dissimulado e despreparado”.

“Por que você tem fugido aos desafios que tenho lhe feito reiteradamente? Escolha o dia, a hora, o formato e o temas que quiser. Aceitarei de pronto. Eu que sei que você não aceitará porque é covarde, dissimulado e despreparado“, escreveu Ciro Gomes no Twitter.

Ciro Gomes respondia a uma declaração de Moro que colocou em dúvida as presenças de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um debate no ano que vem. O pedetista disse ter “certeza de que eles [Bolsonaro e Lula] não aceitarão debater com ninguém” e refez o convite a Moro.

“Você não gostaria de demonstrar sua ‘coragem’ e ‘preparo’ debatendo, agora, comigo?”, provocou Ciro Gomes.

A declaração de Moro ocorreu em um evento?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen> virtual promovido pelo grupo Derrubando Muros, que reúne empresários, banqueiros, estudiosos e políticos, coordenado pelo sociólogo e investidor José César Martins.

Na transmissão, Moro se disse “ponderado e respeitoso” e chamou a defesa jurídica de Lula de “muito agressiva”. O agora candidato à Presidência pelo Podemos foi juiz do processo que prendeu Lula por 580 dias, de abril de 2019 a novembro de 2020.

No entanto, diálogos revelados pelo site The Intercept Brasil mostraram que Moro mantinha proximidade com os acusadores de Lula no processo – o Supremo Tribunal Federal, então, declarou Moro como suspeito e anulou as suas decisões no caso.

“Eu sempre mantive a minha postura. Agora vai ser diferente”, afirmou Moro no evento. “Primeiro, a gente tem que ver se vai ter debate entre os presidenciáveis. Eu tenho lá minhas dúvidas. Eu me disponho a ir em qualquer debate. Eu tenho dúvidas se o ex-presidente e o atual presidente vão se dispor aí nessa arena, entre aspas, do debate.”

Na sequência, Moro disse que pretende apresentar a diferença de sua candidatura “em relação aos extremos”.

“Um é o modelo que flerta com o autoritarismo, flerta com a ameaça à democracia, que nos entrega um resultado econômico muito ruim, e que por outro lado desmantelou os mecanismos de combate à corrupção por um projeto de poder pessoal e familiar”, afirmou. “Outro é o governo no qual se teve os dois maiores escândalos de corrupção da história. O mensalão, o Supremo disse: é um esquema de suborno dos parlamentares para apoio do governo federal.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar