Política

Governo Lula anuncia R$ 741 milhões para cidades atingidas por ciclone no RS

Segundo o mais recente balanço, 46 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas

O vice-presidente Geraldo Alckmin em anúncio de medidas no Rio Grande do Sul. Foto: Cadu Gomes/VPR
Apoie Siga-nos no

O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) anunciou, neste domingo 10, que as ações do governo Lula em socorro aos municípios gaúchos atingidos pelo ciclone extratropical já totalizam 741 milhões de reais.

Segundo o mais recente balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 46 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas e 46 estão desaparecidas. Também há mais de 11,6 mil desalojados e 3,8 mil desabrigados.

Alckmin viajou a Lajeado (RS), onde se reuniu com prefeitos, ministros e o governador Eduardo Leite (PSDB).

Os recursos serão distribuídos da seguinte forma:

  • Ministério da Defesa terá 26 milhões de reais para o uso de helicópteros e demais maquinários para buscas e reconstrução;
  • Ministério da Saúde terá 80 milhões de reais para reconstrução de unidades destruídas, além da atuação das equipes da Força Nacional de Saúde;
  • Ministério dos Transportes terá 116 milhões de reais para reconstruir um trecho da BR 116 na região do Rio das Antas;
  • Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério do Desenvolvimento Agrário aplicarão 125 milhões de reais no Programa de Aquisição de Alimentos;
  • Ministério das Cidades usará 195 milhões de reais para a construção de moradias; e
  • Ministério da Integração Nacional receberá 185 milhões de reais para ajuda humanitária e reconstrução de ruas, estradas, limpeza e pavimentação de municípios.

O Ministério da Previdência Social também receberá recursos, mas os detalhes ainda serão divulgados.

Segundo Alckmin, o governo liberarará o saque do FGTS, no valor de até 6.220 reais, para as pessoas atingidas diretamente pelas chuvas. Os recursos estão incluídos no montante recebido pelos ministérios.

Bolsa Família

Outra medida envolve a antecipação para 18 de setembro dos repasses do Bolsa Família para os afetados. O Benefício de Prestação Continuada será pago no dia 25. As prefeituras ainda deverão receber 800 reais por habitante atingido. Para os interessados, também será liberado o valor de um salário mínimo pelo BPC – o valor deverá ser pago em até 36 meses sem correção.

O governo federal também adiou o pagamento de tributos federais.

A previsão é que o número de municípios com reconhecimento do estado de calamidade pública na região aumente de 79 para 88, a partir de um decreto a ser publicado na manhã desta segunda-feira 11.

(Com infirmações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo