Política

Chico Buarque, Caetano Veloso, Laerte e intelectuais assinam manifesto a favor de Boulos-Erundina

Carta aponta candidatos do PSOL como oposição possível ao projeto do bolsonarismo

(Foto: Nelson Antoine/Folhapress)
Apoie Siga-nos no

Uma carta-manifesto com mais de 300 assinaturas de artistas e intelectuais como Chico Buarque, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Laerte Coutinho, Boaventura Sousa Santos e outros afirmou apoiar a candidatura da chapa Guilherme Boulos e Luiza Erundina, do PSOL, para a prefeitura de São Paulo.

Intitulada “São Paulo precisa de Boulos e Erundina”, o documento, publicado nesta quinta-feira 06, aponta as raízes da antiga gestão de Erundina, entre 1989 e 1992, como um marco de “sociedade democrática” ao qual a nova chapa deveria se ancorar e, principalmente, inspirar-se.

“Esse marco histórico tinha como conteúdo a memória social sobre a política desenvolvida nas áreas da educação, saúde, transporte, habitação e cultura e sobre a participação dos cidadãos na definição dessas políticas por meio do orçamento participativo.”, diz o texto, que logo cita o momento histórico atual para defender a campanha de ambos.

Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) e Erundina, deputada federal pelo PSOL, foram definidos pelo partido como candidatos nas prévias do dia 19 de julho. Após os resultados, ambos fizeram uma live comentando a vitória. “O modelo democrático, popular, socialista de cidade, é possível. E é isso que nós queremos construir”, disse Boulos durante a transmissão.

Em entrevista à CartaCapital, Boulos afirmou que a grande temática das eleições 2020 é combater o bolsonarismo nas gestões municipais. “O grande tema é que, nas grandes cidades brasileiras, consiga impor derrotas ao projeto do Bolsonaro e avançar num projeto de esquerda, popular, também a partir dessas eleições. Para isso, seria desejável ter o máximo de unidade possível. Até aqui não foi possível”, comentou, referindo-se às candidaturas do campo progressista, que incluem Jilmar Tatto pelo PT, Orlando Silva pelo PCdoB e Márcio França pelo PSB.

Na carta, os assinantes destacam uma “aliança perversa entre a extrema-direita e o neoliberalismo” que justificaria a existência do governo de Jair Bolsonaro, “ancorado em grupos milicianos e na declaração de que o Brasil não tem o que construir, mas muito a destruir – do meio ambiente à vida de cada um de nós.”

Leia o manifesto completo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo