Política

CGU abre investigação sobre as joias sauditas no governo Bolsonaro

O caso também está sob apuração da Polícia Federal; o inquérito tramita em São Paulo

(Foto: Evaristo SA/AFP) (Foto: Evaristo SA/AFP)
Apoie Siga-nos no

A Controladoria-Geral da União decidiu, nesta terça-feira 7, instaurar uma Investigação Preliminar Sumária sobre a tentativa do governo de Jair Bolsonaro de trazer ilegalmente ao Brasil uma caixa com joias e um relógio avaliada em 16,5 milhões de reais, um suposto presente do governo da Arábia Saudita para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Segundo a CGU, a decisão foi tomada “em razão das autoridades supostamente envolvidas no caso, da possível participação de servidores públicos de mais de um órgão federal e, por consequência, da complexidade da apuração”.

O órgão explicou que a IPS é um procedimento de caráter preparatório e não punitivo com três resultados possíveis:

  • arquivamento, caso não haja indícios de infração administrativa por servidor público federal;
  • instauração de um Processo Administrativo Disciplinar, para responsabilizar os servidores possivelmente envolvidos; ou
  • celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta, caso se entenda que a infração tem menor potencial ofensivo.

Na segunda-feira 6, a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar o caso do pacote de joias de 16,5 milhões de reais. A investigação tramitará em São Paulo, sob responsabilidade da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários.

Também na segunda, a Receita Federal decidiu investigar a entrada no País de um segundo pacote de joias trazido pelo governo do ex-capitão em 2021 como um suposto presente saudita.

Esse conjunto não foi identificado por auditores do órgão no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Naquele dia, o Fisco interceptou o pacote de 16,5 milhões.

Segundo a Receita, “o fato pode configurar em tese violação da legislação aduaneira também pelo outro viajante, por falta de declaração e recolhimento dos tributos”.

“Diante dos fatos, a Receita Federal tomará as providências cabíveis no âmbito de suas competências para a esclarecimento e cumprimento da legislação aduaneira, sem prejuízo de análise e esclarecimento a respeito da destinação do bem.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo