Política

CFM proíbe método de interrupção da gravidez utilizado em casos de aborto legal

No Brasil, a técnica é a única utilizada em procedimentos de interrupção da gravidez após a 22ª semana de gestação

Foto: Divulgação/CFM
Apoie Siga-nos no

O Conselho Federal de Medicina (CFM)emitiu uma resolução que veta o uso de assistolia fetal em abortos resultantes de estupro após a 22ª semana de gravidez.

O método consiste na injeção de cloreto de potássio para interromper a atividade cardíaca do feto. No Brasil, a técnica é a única utilizada em procedimentos de interrupção da gravidez após a 22ª semana.

O aborto é proibido no Brasil, com exceção de gravidez fruto de violência sexual, risco de vida para a mãe e em casos de bebê portador de anencefalia. Caso a técnica venha a ser proibida, seria impossível interromper gestações legalmente permitidas após este prazo.

A proibição foi aprovada pelo conselho na última quinta-feira 21 e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira 3. 

No documento, assinado pelo presidente do Conselho, José Hiran da Silva Gallo, o CFM cita a Constituição Federal, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e outras convenções sobre direito à vida. 

Leia a íntegra:

CFM_2024_04_03_ASSINADO_do1

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo