Política

CCJ do Senado se prepara para pautar 2ª instância na próxima semana

Na Câmara, outra PEC com o mesmo entendimento também deve prosseguir ao longo da próxima semana

Senadora Simone Tebet (MSB-MS). (FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal anunciou que a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 410/18, que deixa clara  a possibilidade da prisão após condenação em segunda instância, pode acontecer na segunda-feira 11.

A informação foi dada pela presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS). A votação será quatro dias depois de decisão do Supremo Tribunal Federal, que reconhece o contrário de acordo com o atual texto constitucional.

Hoje, a Constituição diz que o réu só pode ser considerado culpado após o trânsito em julgado, ou seja, após o esgotamento de todos os recursos em todas as instâncias da Justiça.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, declarou que deixará uma outra PEC sobre o tema tramitar na Câmara. O deputado Felipe Francischini (PSL-PR), que está à frente da CCJ na outra casa legislativa, também já afirmou que teria votos o suficiente para prosseguir com uma outra PEC sobre o mesmo assunto.

“O Parlamento tem autonomia para dizer esse momento de eventual prisão em razão de condenação”, disse Toffoli quando questionado por jornalistas sobre a possibilidade de do legislativo pautar a temática logo após a decisão do Supremo.

Uma PEC é discutida e votada em dois turnos em cada casa do Congresso – Câmara e Senado -, e só será aprovada se obtiver três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49).

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo