Política

Casa de Allan dos Santos em Brasília pode ter sido paga por Eduardo Bolsonaro, diz revista

‘Já estou no bunker pago pelo Eduardo’, escreveu o blogueiro em mensagens apreendidas pela Polícia Federal

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que está foragido nos Estados Unidos e tem um pedido de prisão decretado por Alexandre de Moraes, pode ter uma relação ainda mais direta com o clã Bolsonaro, incluindo o pagamento do local onde morava em Brasília.

Mensagens reveladas pela revista Crusoé nesta sexta-feira 29 indicam que a casa onde Allan ocupava em Brasília era chamada de ‘bunker do Eduardo’ e pode ter sido custeada por Eduardo Bolsonaro, deputado e filho ‘zero três’ do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a publicação, as mensagens do celular do blogueiro estão em posse da Polícia Federal.

“Já estou no bunker pago pelo Eduardo. Cadê tu? Aparece aqui. Tenho algo grandioso para te mostrar. Sobre a viagem para SP”, escreveu o blogueiro em troca de mensagens com o deputado bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR) em outubro de 2019. O parlamentar queria discutir pessoalmente com Allan as estratégias para aberturas dos programas Terça Livre e Onda Conservadora.

Naquele mesmo ano, a suspeita do pagamento também rondou debates entre ex-aliados do presidente. O cantor Lobão disse, em uma das muitas entrevistas que concedeu no rompimento com o presidente, que ‘fontes’ já haviam lhe passado essa informação.

“A minha fonte lá de Brasília me mandou um WhatsApp: ‘Você sabe quem está morando aqui? O Allan dos Santos. Morando numa mansão no Lago Sul, que o Eduardo Bolsonaro está bancando”, disse o músico na ocasião. O blogueiro nunca negou a informação, apenas disse que ao revelar o novo endereço, o artista teria o colocado em perigo.

A casa que Allan dos Santos ocupou até fugir para os Estados Unidos fica localizada no Lago Sul, uma das áreas nobres de Brasília. Na mesma região estão localizadas as mansões de Flávio Bolsonaro e Jair Renan, dois outros filhos do presidente. De volta ao mercado, o local está disponível para aluguel por 9 mil reais mensais.

As conversas apreendidas pela PF também mostram que as reuniões na casa de Allan e de um sócio do blogueiro eram quinzenais e contavam com a presença de filhos do presidente e outros integrantes do alto escalão bolsonarista. Os convites eram enviados a uma lista de 18 contatos, entre eles Flávio e Eduardo, o ex-secretário de Comunicação do presidente, Fabio Wajngarten, o assessor de Bolsonaro, Filipe Martins, e deputados Bia Kicis (PSL-DF), Caroline de Toni (PSL-SC), Filipe Barros (PSL-PR), Felipe Francischini (PSL-PR) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP).

Em um dos convites, Allan dos Santos acrescentou um pedido a Eduardo Bolsonaro: convidar Gustavo Montezano, presidente do BNDES, para o encontro. O filho do presidente disse que não poderia comparecer por estar em São Paulo, mas que estaria confirmado para o próximo encontro, que ocorreria dentro de quinze dias. “Flávio já veio aqui. Falta você”, diz o blogueiro nas mensagens com o zero três.

Nas mensagens com Filipe Barros, o blogueiro também constam outros registros das visitas dos filhos de Jair. “Piscina, sauna e churrasco”, escreve convidando o deputado para um dos eventos. Barros então confirma a ida e Allan completa: “Eduardo vai”.

Os encontros quinzenais seriam para discutir estratégias políticas entre os bolsonaristas. Allan não se pronunciou sobre o caso, nem por meio dos seus advogados. Flávio e Eduardo também não se manifestaram.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo