Política

Cartão corporativo: Bolsonaro pagou 7 refeições para cada segurança em 8 horas de evento

Em visita a Roraima, em outubro de 2021, ex-presidente gastou mais de 100 mil reais em kits de alimentação para 474 agentes

Foto: Evaristo Sa/AFP
Apoie Siga-nos no

Em 26 de outubro de 2021, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em Roraima, naquela que seria a sua segunda ida ao estado durante o mandato, para uma visita a um acampamento de imigrantes venezuelanos. No encontro, que durou cerca de oito horas, Bolsonaro realizou gastos do cartão corporativo da Presidência da República da ordem de 109.266 reais no restaurante Sabor de Casa, segundo informações do portal UOL, divulgadas nesta segunda-feira 10.

Até o momento, esse é o maior gasto com alimentação registrado em um único dia com o cartão corporativo da Presidência da República durante o governo Bolsonaro.

De acordo com a publicação, o cartão corporativo foi responsável, durante a visita presidencial, pela compra de 2.964 kits alimentação para 474 pessoas. Simulando a divisão entre o número de kits alimentação, a quantidade de pessoas oficialmente destacadas para atuar na visita e o tempo de duração do evento, chega-se a um lanche a cada uma hora e vinte minutos para cada integrante ou 6 kits de lanche e uma marmita para cada segurança que trabalhou para Bolsonaro naquele dia. 

Ainda segundo o portal, as despesas foram registradas oficialmente e os responsáveis pelos gastos afirmaram, em documentos oficiais, que houve uma distribuição de alimentos para quase 500 agentes de segurança. 

O volume de gastos de Bolsonaro com o cartão corporativo vem sendo destacado desde que ele deixou a Presidência da República, no final do ano passado. Na última quarta-feira 5, foi divulgado que, somente durante a campanha eleitoral de 2022, o ex-presidente utilizou 754 mil reais do cartão corporativo para bancar lanches.

Fizeram parte da equipe de segurança, na visita ao estado, agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Trânsito de Roraima, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, do Exército Brasileiro, da Casa Militar a da Força Nacional de Segurança. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo