Política

Cartão corporativo: Bolsonaro gastou R$ 754 mil em lanches durante a campanha

O kit comprado tem dois sanduíches de presunto e queijo, uma fruta, uma barra de cereal e um refrigerante ou uma garrafa de água

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou 754 mil reais do cartão corporativo para bancar lanches durante suas viagens de campanha eleitoral. Ao todo, foram adquiridos 21.447 kits com sanduíche, frutas e bebidas entre agosto e outubro de 2022.

O valor e o volume de lanches comprados pelo ex-capitão constam nas notas fiscais obtidas pela agência Fiquem Sabendo, obtidas por Lei de Acesso à Informação. A análise dos itens foi divulgada pelo site UOL nesta quarta-feira 5.

De acordo com a análise, são 58 agendas fora de Brasília cumpridas por Bolsonaro neste período. 42 destes compromissos foram classificados em documentos oficiais como ‘atividades eleitorais’, é nestes atos que estão os gastos com os lanches. Ao todo, as notas obtidas até aqui revelam gastos no cartão corporativo em 35 destas viagens. O montante final, portanto, pode ser ainda maior.

Em tese, os kits foram usados por Bolsonaro para fornecer alimentação aos militares que foram responsáveis por sua segurança. Na prática, porém, é bastante improvável que estes militares não tenham recebido valores para alimentação nas diárias fornecidas pelas próprias corporações. Ao site, o item foi analisado por especialistas como um agrado ilegal ou até um abuso de poder econômico do então candidato.

O kit comprado por Bolsonaro tem dois sanduíches de presunto e queijo, uma fruta, uma barra de cereal e um refrigerante ou uma garrafa de água. Além dos lanches, Bolsonaro pagou, em parte das viagens, refeições completas. Ao todo, foram 5 mil refeições compradas com o cartão corporativo do ex-capitão.

É importante mencionar que, na maior parte destas agendas, Bolsonaro realizou motociatas. Segundo o levantamento, o maior gasto do ex-capitão neste sentido foi em Vitória da Conquista, na Bahia, quando o ex-presidente desembolsou quase 49 mil reais para bancar 1.540 refeições completas e 700 lanches. Há ao menos outras duas viagens em que os valores superam os 40 mil reais. Em outras 12 ocasiões, o valor gasto supera os 20 mil reais. Na maior parte das agendas, o gasto fica acima dos 10 mil reais.

O PL e Bolsonaro foram procurados pela reportagem, mas preferiram não comentar o tema. Os gastos no cartão corporativo durante a campanha presidencial já são alvos de análise no Tribunal de Contas da União. A abertura da investigação ocorreu em fevereiro a pedido do subprocurador Lucas Furtado após as primeiras revelações de notas fiscais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo