Economia

Caixa restringe liberação de crédito consignado do Auxílio Brasil após derrota de Bolsonaro

A medida foi criada pelo governo do ex-capitão com intenção de atrair os votos do eleitorado de baixa renda

Foto: Senado Federal
Apoie Siga-nos no

A Caixa Econômica Federal mudou as regras e cortou a liberação de crédito consignado do Auxílio Brasil após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, no último dia 30. Os dados foram obtidos pelo UOL.

A modalidade permitia que os beneficiários de programas assistenciais do governo federal tivessem as parcelas dos empréstimos contratados descontadas.

Esse formato de empréstimo, considerado de alto risco de inadimplência para o banco, foi criada pelo governo do ex-capitão com intenção de atrair os votos do eleitorado de baixa renda. 

Criada a partir da edição de um decreto de Bolsonaro, a modalidade que foi iniciada após o primeiro turno e despejou bilhões de reais antes da rodada final das eleições. 

A Caixa ainda não anunciou nenhuma alteração no consignado do Auxílio Brasil, mas as orientações internas do banco apontam cortes passivos na liberação do dinheiro. 

A liberação da modalidade foi apontada pela Procuradoria-Geral da República como inconstitucional, pois ajuda o beneficiário no curto prazo, mas “agrava a fragilidade econômica” no longo prazo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo