Justiça

Cacique Serere Xavante, preso por ordem de Moraes, pede fim dos conflitos em Brasília

Após a detenção do indígena, apoiadores de Bolsonaro tentaram invadir a sede da PF na capital federal e iniciaram atos violentos

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O cacique bolsonarista José Acácio Serere Xavante, que foi preso na segunda-feira 12 por participação em manifestações golpistas, gravou um vídeo na sede da Polícia Federal em que pede para que bolsonaristas parem com os atos violentos em Brasília.

Após a detenção do indígena, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, apoiadores do presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir a sede da PF na capital federal e iniciaram um protesto que resultou no fechamento do Setor Hoteleiro Norte, onde o presidente Lula (PT) se encontrava, e de parte do Eixo Monumental.

“Agora eu vou falar em português, meus amigos, irmãos, povo brasileiro, estou bem graças a Deus, estou em paz. E, eu quero pedir, como eu tenho amado os senhores ai, se os senhores me amam também, me consideram servos dos senhores ai. Eu quero pedir que os senhores não venham fazer conflito, briga, ou confronto com autoridade policial, e venha viver em paz, e não pode continuar o que aconteceu infelizmente, dessa destruição dos carros, e ataque a sede da Polícia Federal”, disse o cacique no vídeo.

Xavante é acusado de “condutas ilícitas em atos antidemocráticos”. A prisão foi solicitada ao Supremo pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo prazo de dez dias para garantir a ordem pública.

Conforme a decisão, o cacique Serere, como é conhecido, teria realizado nos últimos dias “manifestações de cunho antidemocrático” em frente do Congresso Nacional, no Aeroporto de Brasília, em um shopping e em frente ao hotel onde Lula está hospedado.

Para a PGR, o cacique “vem se utilizando da sua posição de cacique do Povo Xavante para arregimentar indígenas e não indígenas” para cometer crimes, como ameaças de agressão contra Lula e ministros do STF.

A Polícia Federal informou, por suas redes sociais, que Serene Xaxante”encontra-se acompanhado de advogados e todas as formalidades relativas à prisão estão sendo adotadas nos termos da legislação, resguardando-se a integridade física e moral do detido.”

A PF também informou que os distúrbios que aconteceram nas imediações do Edifício-Sede da Polícia Federal “estão sendo contidos com o apoio de outras forças de Segurança Pública do Distrito Federal (PMDF, CBMDF e PCDF).”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo