Política

Brasil tem 29% de petistas e 25% de bolsonaristas, aponta Datafolha

Outros 21% dos entrevistados pelo instituto rejeitam as classificações e dizem compor o centro no espectro político

Fotos: Ricardo Stuckert e Mauro PIMENTEL / AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha nesta sexta-feira 15 revela que o Brasil tem 29% de eleitores que se consideram petistas e 25% de brasileiros que se classificam como bolsonaristas. Quando considerada a margem de erro, destaca o instituto na divulgação da pesquisa, os números reforçam a manutenção do clima de polarização quase 1 ano após a eleição presidencial.

O grupo de apoiadores do PT se amplia quando se olha para aqueles que não se colocam como petistas, mas dizem ter proximidade com a ideologia do partido. Ao todo, 11% dos entrevistados se colocam nesta parcela da população. Na outra ponta, que não seria bolsonarista, mas estaria mais próximo disso, há 7%.

De acordo com o levantamento, 21% dos entrevistados recusam as classificações petista e bolsonarista e apontam ser integrantes do centro no espectro político monitorado. Há, ainda, 5% de brasileiros que rejeitam qualquer posicionamento político.

O Datafolha já tinha monitorado a questão em outras três ocasiões, sendo a primeira delas em dezembro do ano passado. A última foi julho deste ano. A conclusão, aponta o instituto, é de que os percentuais tiveram apenas uma ‘flutuação mínima’.

Para efeitos de comparação, o petismo convicto somava 32% em dezembro, passando a 30% em maio deste ano e chegando a 29% em julho. Já o bolsonarismo mais ardente era 25% no final do ano passado, recuou para 22% em maio e retornou aos 25% em julho.

Em termos de estratificação, os mais petistas se encontram entre os moradores do Nordeste, onde 44% dizem fazer parte do grupo. Entre aqueles que têm menor escolaridade, mais pobres e católicos também prevalece o alinhamento com o presidente Lula. Os grupos são de 44%, 37% e 37%, respectivamente.

Já entre os bolsonaristas se destacam os integrantes da classe média, com 33%, e moradores do Sul, onde o bolsonarismo soma 33%. Centro-Oeste/Norte também oferecem mais suporte ao ex-presidente Jair Bolsonaro, com 34%. Há também 38% de evangélicos que se dizem bolsonaristas convictos.

Para chegar aos resultados, o Datafolha ouviu 2.016 pessoas pessoalmente em 139 cidades brasileiras nos dias 12 e 13 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo