Política

Bolsonaro transfere Secretaria de Cultura para pasta do Turismo

Mudanças na área de cultura ao longo da semana foram variadas

Marcelo Álvaro Antônio é suspeito de falsidade ideológica eleitoral e associação criminosa. (Foto: Roberto Castro/MTUR)
Apoie Siga-nos no

Foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira 07, a transferência da Secretaria Especial da Cultura da pasta de Cidadania para o Ministério do Turismo, chefiado por Marcelo Álvaro Antônio.

O ministro é um dos investigados por esquemas de candidaturas laranjas dentro do PSL, partido do presidente, no estado de Minas Gerais.

De acordo com a publicação, o Ministério do Turismo agora será responsável por administrar a Secretaria Especial de Cultura, o Conselho Nacional de Política Cultural, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, a Comissão do Fundo Nacional de Cultura e seis secretarias.

Sob o comando de Álvaro Antônio, estão as estratégias para a elaboração da Política Nacional de Cultura, a regulação de direitos autorais, projetos de acessibilidade cultural, desenvolvimento do setor de museus e até assistência ao Ministério da Agricultura para “garantir a preservação da identidade cultural” da população quilombola no que diz respeito à regulação das terras.

As mudanças na área de cultura foram amplas durante esta semana. Na quarta-feira , o então Secretário de Cultura Ricardo Braga foi exonerado do cargo após breves dois meses na frente da pasta – que teve o status de Ministério perdido desde o começo do governo de Bolsonaro.

Agora, Bolsonaro especula colocar o filho do pastor R.R. Soares, Marcos Soares, no cargo vazio. O presidente tem um encontro marcado com R.R. Soares nesta quinta-feira 7 para discutir a nomeação. O porta voz da presidência confirmou a informação, mas disse que outros nomes também estão sendo avaliados.

Na segunda-feira 04, o diretor da Funarte (Fundação Nacional das Artes), Miguel Proença, também foi retirado do cargo. Ele afirma que não se encontrou com o presidente nenhuma vez durante os oito meses de nomeação. No lugar dele, é cotado um dramaturgo que criticou a esquerda e Fernanda Montenegro nas redes sociais.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo