Cultura

Filho do pastor R.R. Soares é cotado por Bolsonaro para assumir Cultura

Marcos Soares é ex-deputado e possui um perfil conservador. Presidente vai se reunir com o pai dele antes da nomeação

Ex-deputado federal Marcos Soares.Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro está cotando para assumir a Secretária de Cultura do governo o ex-deputado Marcos Soares, filho do pastor e líder da Igreja Internacional da Graça, R.R. Soares. O porta voz da presidência confirmou a informação, mas disse que outros nomes também estão sendo avaliados.

Bolsonaro tem um encontro marcado com R.R. Soares nesta quinta-feira 7 para discutir a nomeação. Se Marcos assumir,  deve substituir o economista Ricardo Braga, que após dois meses no cargo foi exonerado nesta quarta-feira.

Quando ainda estava na Câmara dos Deputados, Marcos foi autor de projetos polêmicos. Entre eles a tentativa de incluir a disciplina de Moral e Cívica no currículo do ensino fundamental, um projeto para determinar a execução do Hino Nacional nas escolas da etapa e a realização de audiência pública sobre “Os riscos da realização do aborto e as suas consequências – tanto na esfera judicial quanto emocional”.

A pasta, que cuida de assuntos culturais do país, e que tinha status de ministério antes de Bolsonaro assumir, tem sido palco de polêmicas. Se Marcos for o escolhido pelo presidente será o terceiro a comandar secretaria em três meses.

Em agosto, o então secretário Henrique Pires foi demitido do cargo após polêmica envolvendo filmes com temática LGBT. Na ocasião, Pires afirmou que preferia sair a “bater palma para censura”. Logo em seguida foi substituído por Braga, que ficou menos de dois meses no cargo.

Além da troca de secretário, Bolsonaro decidiu, nesta quinta-feira, transferir a Secretaria Especial da Cultura da pasta de Cidadania para o Ministério do Turismo, chefiado por Marcelo Álvaro Antônio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.