Mundo

Bolsonaro lembra Enéas e cita “guerra de informação” por Amazônia

Em cerimônia militar, presidente citou que “países” querem tirar Amazônia do Brasil; antes, compartilhou vídeo de Enéas sobre o assunto

Foto: Marcos Correa/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a Amazônia neste sábado 17, durante cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende-RJ. Em seu discurso aos cadetes, destacou que “outros países” tentam ganhar a “guerra da informação” para tirar do Brasil a soberania sobre a “rica e cobiçada” região.

Embora não tenha citado nomes, a declaração é uma clara referência à Noruega e Alemanha, que, nesta semana, anunciaram o congelamento no repasse de verbas para a preservação ambiental da região e combate ao desmatamento.

“Vocês (militares), daqui sairão para os quatro cantos deste nosso querido Brasil, levar sangue novo a este povo. Em especial aqueles que irão para a nossa rica e cobiçada Amazônia. Nós temos compromisso com este pedaço de terra mais rico e sagrado do mundo. Não é à toa que outros países cada vez mais tentam ganhar a guerra da informação para que nós venhamos a perder a soberania sobre essa área”, declarou.

Horas antes, Bolsonaro já havia abordado o assunto em sua conta no Twitter. Em post publicado pouco depois das 8h30 da manhã, compartilhou um vídeo com discurso do ex-deputado Enéas Carneiro (Prona) sobre o interesse de outras nações nas riquezas nacionais e comentou que o Brasil foi “transformado num anão em suas relações internacionais” durante os últimos 22 anos.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1162690199517847552

Argentina

O presidente abordou ainda, em seu discurso nas Agulhas Negras, a questão política na Argentina, que passa por um processo eleitoral para escolher o próximo presidente do país.

“A nossa missão é não deixar o Brasil se aproximar de políticas outras que não deram certo em nenhum lugar do mundo. Peçamos a Deus, neste momento, que a nossa querida Argentina, mais ao Sul, saiba como proceder, através do seu povo, para não retroceder. A liberdade não tem preço”, disse.

*Com informações da Agência Brasil

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo