Política

Bolsonaro investiu R$ 17 milhões em renda fixa enquanto recebia transações via Pix, aponta Coaf

O crédito milionário se construiu em mais de 769 mil transações entre 1º de janeiro e 4 de julho

Foto: Sergio Lima / AFP
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras aponta que Jair Bolsonaro aportou 17 milhões de reais em investimentos de renda fixa. O montante equivale aos recursos que o ex-presidente recebeu via Pix no primeiro semestre deste ano. Os detalhes do relatório foram divulgados pelo jornal O Globo neste sábado 29.

Os investimentos milionários ocrreram, segundo o Coaf, em títulos de CDB e RDB.

O crédito milionário via Pix se construiu em mais de 769 mil transações entre 1º de janeiro e 4 de julho. Ao todo, o ex-capitão movimentou no período quase 18,5 milhões de reais.

De acordo com o Coaf, a movimentação “atípica” pode ter relação com uma campanha de doações organizada em junho por apoiadores. À época, aliados disseram nas redes sociais que o dinheiro seria usado para pagar multas.

Bolsonaro, porém, ainda não quitou uma dívida que se aproxima de 1 milhão de reais em multas aplicadas pelo estado de São Paulo por descumprir normas sanitárias durante a pandemia.

Em 29 de junho, ele afirmou ter arrecadado recursos suficientes para bancar multas já aplicadas e eventuais novas punições. Não revelou, porém, o total obtido por meio da campanha.

Em nota, a defesa do ex-presidente declarou que os valores depositados têm origem “lícita” e disparou contra o que considera “inaceitável e criminosa violação de sigilo bancário”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo