Política

Bolsonaro faz motociatas pelo Agreste pernambucano e visita “terra de Lula” em campanha

Candidato busca conquistar novos eleitores na região em que seu principal adversário, Lula, leva vantagem

Em Caruaru, Jair Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Oscar Laranjeiras, onde foi recebido pelos candidatos Anderson Ferreira e Gilson Machado, ambos do PL - Foto: Hermes Costa Neto
Apoie Siga-nos no

Neste sábado (17), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu agenda de campanha no Agreste pernambucano. Em mais uma motociata, Bolsonaro cruzou as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru. Pela tarde, o presidenciável também marcou presença na Marcha para Jesus, em Garanhuns, cidade natal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A visita foi articulada pelos candidatos Anderson Ferreira, a governador; e Gilson Machado, ao senado, ambos do Partido Liberal (PL), e faz parte da estratégia de conquista de novos eleitores no Nordeste.

Segundo pesquisa do Ipespe, divulgada nesta terça-feira (13), o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acumula 61% das intenções de voto para a Presidência em Pernambuco, contra 22% de Bolsonaro.

Motociata: 60km percorridos pelo Agreste

Pela manhã, a motociata teve início em Santa Cruz do Capibaribe, cidade que possui valor simbólico importante para o presidente. O município foi o único de Pernambuco onde Bolsonaro ganhou as eleições de 2018 nos dois turnos.

Mais uma vez, o candidato estava sem capacete durante o trajeto, configurando infração gravíssima conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Após percorrer cerca de 42km e fazer uma parada em Toritama, o presidente chegou ao palanque montado para o ato em Caruaru, onde discursou para seus eleitores. Na ocasião, afirmou que vencerá a eleição no primeiro turno.

“E um detalhe, para presidente da República nós vamos ganhar no primeiro turno. Vamos mostrar que nós não queremos a volta dos escândalos que tínhamos há pouco, no passado”, disse Bolsonaro, logo após pedir votos para candidatos pernambucanos.

Jair Bolsonaro discursou durante nove minutos e citou a queda do preço da gasolina, os gastos com a pandemia da covid-19 e o Auxílio Brasil. “Gastamos em 2020 o equivalente a 15 anos de Bolsa Família. Por falar em Bolsa Família, nós atendemos aos mais necessitados. Lá atrás, o Bolsa Família começava pagando R$ 80 por mês para a família e se a família, o chefe, arranjasse emprego, ele perdia o Bolsa Família. No nosso governo, nós acabamos com o Bolsa Família e criamos o Auxílio Brasil, e o valor passou a ser no mínimo R$ 600. E mais, você pode arranjar emprego que você não vai perder o Auxílio Brasil”, pronunciou.

Na “terra de Lula”, Bolsonaro mira em público cristão

Em Garanhuns, cidade natal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro compareceu à Marcha para Jesus. A presença no evento tem por objetivo aproveitar a presença do público cristão que estará no município neste sábado (17) para o Festival Viva Jesus.

O festival é uma realização da Secretaria de Cultura de Garanhuns, município gerido pelo prefeito Sivaldo Albino (PSB), que apoia a candidatura de Lula. Já a Marcha para Jesus é organizada pelo Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp) e pela Convenção das Assembleias de Deus de Pernambuco (Comadepe), que apoiam a reeleição de Bolsonaro.

O evento, voltado para católicos e evangélicos, teve início na quarta e vai até domingo (18), com concentração no “relógio das flores”,  cartão postal da cidade. Já a programação do Festival Viva Jesus ocorre na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, no bairro São José.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo