Justiça

Bolsonaro enfrenta julgamento que pode torná-lo inelegível por 8 anos

Caso a votação não seja finalizada nesta quinta, estão previstas outras duas sessões em plenário para concluir o julgamento: em 27 e 29 de junho

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma reunião no gabinete do seu filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Apenas seis meses depois de deixar o Palácio do Planalto, o ex-presidente Jair Bolsonaro enfrenta, nesta quinta-feira (22), um julgamento que pode torná-lo inelegível por oito anos, deixando-o de fora das eleições presidenciais de 2026.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai julgá-lo por ataques ao sistema das urnas eletrônicas durante reunião com embaixadores em julho de 2022, três meses antes das eleições nas quais foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva.

Os sete magistrados da Corte vão apresentar, um a um, seus votos em sessão plenária prevista para as 09h de Brasília, embora o cenário mais provável seja que o julgamento não termine no mesmo dia.

Bolsonaro, que defende sua inocência, acompanhará a sessão à distância, em Porto Alegre, para onde vai viajar para participar de reuniões políticas, informou sua assessoria à AFP.

‘Abuso de poder’

Em discurso de quase uma hora aos diplomatas no Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou, sem apresentar provas, que queria “corrigir falhas” no sistema de votação “com a participação das Forças Armadas”.

O ex-capitão assegurou que a suposta vulnerabilidade das urnas eletrônicas poderia servir para manipular o resultado das eleições, desfavorecendo-o.

Posteriormente, esse argumento atiçou parte de seus apoiadores radicais que, em 8 de janeiro, uma semana depois da posse de Lula, invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

O Ministério Público Eleitoral pediu que o ex-presidente (2019-2022) seja declarado “inelegível” por “abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação”.

“Não houve uma crítica, um ataque ao sistema eleitoral. Houve uma exposição de como funcionavam as eleições no Brasil”, disse o ex-presidente à imprensa nesta quarta-feira.

No entanto, é tido quase como certo que Bolsonaro, de 68 anos, será condenado, disseram à AFP duas fontes judiciais que acompanham o caso.

“A dúvida é quantos votos contra ele terá”, esclareceu uma delas.

Caso a votação não seja finalizada nesta quinta, estão previstas outras duas sessões em plenário para concluir o julgamento: em 27 e 29 de junho.

Tampouco está descartado um adiamento do processo.

‘Continuar vivo’

O ex-presidente tem feito poucas aparições públicas desde que voltou ao Brasil, em 30 de março, após passar três meses nos Estados Unidos, embora tenha participado de reuniões com o Partido Liberal (PL), ao qual é filiado e que é majoritário no Congresso.

Nesta quarta, Bolsonaro assegurou não saber se voltaria a se candidatar a algum cargo público, mas deixou claro a intenção de permanecer “ativo” na política e “colaborar com o futuro do Brasil”, independentemente do resultado do julgamento.

Ainda que seja inabilitado, Bolsonaro poderia manter um papel de liderança da direita.

“Não vamos [nos] apavorar com o resultado que vier […] A gente quer continuar vivo, contribuindo com o país”, disse o ex-presidente no domingo.

Bolsonaro perdeu para Lula por uma estreita margem de 1,8% dos votos. Além disso, os partidos conservadores atualmente são maioria no Congresso.

Bolsonaro “saiu da eleição com quase 60 milhões de votos, tem um grupo social que se deixa influenciar por ele. Vai continuar atuando com grande poder de transferência de votos e influência”, disse Marco Antonio Teixeira, cientista político da Fundação Getúlio Vargas.

Silêncio do governo

A decisão do TSE será a primeira de uma série que poderia prejudicar o ex-presidente, que enfrenta mais de uma dezena de processos administrativos no tribunal eleitoral.

Além disso, ele é alvo de cinco investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), com penas que podem levá-lo à prisão, inclusive uma por seu suposto papel como autor intelectual dos ataques de seus apoiadores em 8 de janeiro.

Desde que voltou dos Estados Unidos, Bolsonaro depôs na Polícia Federal em três ocasiões: pelos ataques em Brasília, pelo caso das joias sauditas que entraram ilegalmente no Brasil em 2021, supostamente tendo o então presidente e a primeira-dama como destinatários, e pela suspeita de falsificação de certificados de vacinação contra a covid-19.

O governo Lula, por sua vez, tem mantido distância dos problemas judiciais de Bolsonaro, sem dar declarações a respeito recentemente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo