Política

Bolsonaro é um louco e incentivou a violência contra indígenas, diz cacique Raoni

‘Esse discurso dele era só incentivar o ódio nas pessoas’, afirmou a liderança do movimento pelos direitos dos povos originários

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Cacique Kayapó, Raoni Metuktire, durante ato de retomada da demarcação de terras indígenas no Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O cacique Raoni Metuktire, líder do movimento pelos direitos dos povos originários, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro sempre incentivou a violência contra os povos indígenas e o meio ambiente.

A declaração foi concedida durante um encontro entre lideranças de diferentes etnias na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, a quase mil quilômetros de Cuiabá (MT).

“Quando ele (Bolsonaro) entrou no poder, incentivava as pessoas para destruir os povos indígenas e o meio ambiente. Esse discurso dele era só incentivar o ódio nas pessoas”, disse Raoni ao jornal O Globo. “E foi isso que ele fez durante o tempo dele. Daí eu me perguntei: um presidente no poder é uma liderança que faz isso?”

Na avaliação do cacique, o incentivo ao ódio contra os indígenas nos últimos anos começou após Michel Temer assumir a Presidência, em decorrência do golpe de 2016.

“E isso se sucedeu para Bolsonaro, que reforçou o discurso dele, que incentivou as pessoas a matar indígena. Se alguém atrapalhar, mata ele”, prosseguiu. “Ele até pedia para as pessoas matarem indígenas quando estivessem contrariando ele. Bolsonaro não tem noção do que ele fez, Bolsonaro é um louco, ele não pensa direito. Eu não aceitava ele.”

O evento desta semana também marcou a apresentação de uma carta de autoria de Raoni para exigir uma resposta dos Três Poderes até 9 de agosto sobre ações que reduzam os impactos das mudanças climáticas, impulsionem a demarcação de terras e, sobretudo, barrem o marco temporal.

A data estipulada marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas. As lideranças ressaltam a urgência de respostas efetivas no cuidado ao meio ambiente e às populações originárias.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo