Política

Governo Bolsonaro é rejeitado por metade dos brasileiros, revela pesquisa

Ex-capitão tem o pior desempenho no Nordeste e o melhor no Sul. O presidente também recuperou espaço entre os evangélicos

Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

A avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro (PL), ainda que não esteja no seu pior momento, segue em alta, de acordo com os dados da mais recente pesquisa da consultoria Quaest. Ao todo, metade dos brasileiros rejeita a gestão do atual presidente. Só 21% dos entrevistados pontaram a gestão federal como positiva e 26% marcaram a opção regular. A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira 8.

O resultado representa um arrefecimento na queda de popularidade do presidente, que registrava aumento desde julho deste ano, chegando ao recorde de 56% no mês passado.

A melhora também pode ser vista na estratificação da pesquisa por regiões. Bolsonaro teve queda na rejeição em praticamente todas, a exceção é o Nordeste, onde a avaliação negativa cresceu um ponto percentual chegando a 61%. A região é onde Bolsonaro tem os piores resultados.

Já no Sul do Brasil, o ex-capitão registra seu melhor desempenho, com 40% de avaliações negativas. Na região, o presidente também marcou a maior queda no índice, com 14 pontos percentuais. No Norte, a avaliação negativa é de 50%, no Sudeste 46% e no Centro-Oeste 44%.

Evangélicos

Jair Bolsonaro também recuperou espaço entre os evangélicos, ainda assim, seu governo é rejeitado por 35% do grupo. No último levantamento, o índice era de 42%.

Já 55% dos católicos avaliam Bolsonaro negativamente e 56% das outras religiões também consideram o governo ruim. Entre quem diz não ter religião, o índice de rejeição a Bolsonaro é de 52%.

Vale ressaltar que a pesquisa foi realizada dias após a aprovação da indicação do ‘terrivelmente evangélico’ André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal.

Bolsonaristas

Para 24% dos eleitores de Bolsonaro em 2018, a gestão é ruim, segundo a Quaest. O índice salta para 79% entre os eleitores de Fernando Haddad (PT).

Os bolsonaristas são a única parcela da população em que ex-capitão tem avaliação positiva maior do que a negativa. Ao todo, 42% dos seus eleitores dizem que o presidente faz um bom trabalho e 32% consideram a atuação dele regular.

A Quaest foi realizada com base em 2.037 entrevistas presenciais entre os dias 2 e 5 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo