Política

Bolsonaro diz que vai reeditar decreto sobre participação privada no SUS

Presidente chamou de probleminha a repercussão negativa da medida

'Tivemos um probleminha, que não tinha nada a ver com privatização'. Foto: EVARISTO SA / AFP 'Tivemos um probleminha, que não tinha nada a ver com privatização'. Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Após revogar o decreto que autorizava estudos sobre participação privada no Sistema Único de Saúde (SUS), o presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira 30 que deverá reeditar “na semana que vem” o texto.

“Tivemos um probleminha, um decreto sobre o SUS, que não tinha nada a ver com privatização. Mas lamentavelmente grande parte da mídia fez um carnaval em cima disso, ‘vai privatizar o SUS, o pobre não vai poder ser atendido pelo SUS’. Revoguei o decreto, fiz uma nota explicando o que era o decreto, dizendo que nos próximos dias poderemos reeditar o decreto, o que deve acontecer na semana que vem”, disse o presidente, durante transmissão ao vivo em redes sociais.

O decreto previa a “elaboração de estudos de alternativas de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde  (UBS) dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.”

Bolsonaro ainda rebateu críticas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), dizendo que ela já defendeu algo semelhante.

“É exatamente o que foi proposto agora. Ela propôs lá trás, não teve sucesso, para variar nada dava certo no governo dela, mas exatamente o mesmo decreto, mudança em uma palavra ou outra, apresentamos, e ela critica”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar