Política

Bolsonaro diz que devolverá armas que recebeu dos Emirados Árabes ‘com dor no coração’

O ex-presidente comentou decisões do TCU que o obrigam a devolver armas e jóias

Foto: Reprodução/Twitter
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que irá entregar “com dor no coração” as armas recebidas como presente, em 2019, pelas autoridades dos Emirados Árabes Unidos. A declaração foi dada na quinta-feira 23 em entrevista à RecordTV.

“Confesso [que], com dor no coração, vou entregar as armas. Está o meu nome lá, eu pagaria o que tenho no meu bolso aqui por aquelas duas armas, mas não vamos criar qualquer polêmica”, afirmou Bolsonaro.

Na última quarta-feira 22, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, por unanimidade, que Bolsonaro deve devolver um conjunto de armas recebido em 2019, em viagem ao Oriente Médio. 

Segundo ofício da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Comando Logístico do Exército, o conjunto é composto por uma pistola de calibre 9 milímetros, modelo 1911, e um fuzil de calibre 9 milímetros, modelo CAR 816. Os dois armamentos são da fabricante emiradense Caracal. De acordo com a decisão do TCU, a entrega deve ser feita à sede da Polícia Federal (PF) em Brasília (DF), no prazo de cinco dias após Bolsonaro ser notificado da decisão. 

Na entrevista, Bolsonaro comentou ainda a decisão do TCU que determina a devolução de um conjunto de jóias recebido da Arábia Saudita. O ex-presidente disse que não tem intenção de “desaparecer com os itens”. 

Vale destacar que o TCU já firmou entendimento sobre o fato de que itens dessa natureza não compõem o acervo pessoal de presidentes do país, mas pertencem ao Estado brasileiro. Bolsonaro não indicou onde estão as jóias, segundo ele, “por questões óbvias de segurança”. 

O ex-presidente disse, ainda, que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não sabia da existência das jóias até a revelação recente pela imprensa.

“O nosso ministro [Bento Albuquerque, de Minas e Energia] recebeu duas caixas de presente. Uma ficou retida lá na alfândega, a outra foi para presente. Eu só tomei conhecimento disso 1 ano depois, e a minha esposa tomou conhecimento pela imprensa. Minha esposa não tem nada a ver com isso. A caixa que seria para ela tava na Receita”, afirmou Bolsonaro.

O conjunto de jóias é composto por colar, anel, relógio e brincos de diamante. As peças são avaliadas em 16,5 milhões de reais. 

Bolsonaro confirmou que pretende voltar ao Brasil no dia 30 de março.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo