Política

Bolsonaro critica prisão de golpistas do 8 de janeiro: ‘Tratados como terroristas’

‘Não foi mostrado, quando foram presas, um canivete sequer com elas’, disse o ex-presidente ao minimizar o ataque aos Três Poderes

Bolsonaro critica prisão de golpistas do 8 de janeiro: ‘Tratados como terroristas’
Bolsonaro critica prisão de golpistas do 8 de janeiro: ‘Tratados como terroristas’
Foto: Reprodução/Twitter
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu nesta segunda-feira 27 seus apoiadores que atacaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, no 8 de janeiro, e criticou as prisões determinas pelo Supremo Tribunal Federal.

“No Brasil, tudo passou a ser fake news, atentado contra o Estado Democrático de Direito”. Vão completar dois meses com 900 pessoas presas, tratadas como terroristas”, afirmou o ex-capitão durante participação no evento SA Summit 2023, na Flórida.“Não foi mostrado, quando foram presas, um canivete sequer com elas. E estão presas. Chefes de família, senhoras, mães, avós”.

Ainda durante o discurso, Bolsonaro criticou a declaração do ministro da Justiça, Flávio Dino, que chamou de ‘perigosas’ as pessoas envolvidas no ato e comparou a situação à transferência do líder máximo do PCC, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, para a penitenciária federal de Brasília.

“Trouxeram o Marcola agora para o convívio da sociedade. Esse não tem perigo nenhum, mas essas pessoas que estão presas, 900 aproximadamente, são perigosas”, emendou Bolsonaro.

O ministro da Justiça anunciou a transferência de Marcola da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO) para a Penitenciária Federal de Brasília, após a suspeita da existência de um plano de fuga da unidade prisional.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo