Política

Maioria dos brasileiros segue considerando Bolsonaro ruim, mostra Ipespe

53% dos eleitores avaliam negativamente o governo do ex-capitão e 63% desaprovam a atuação do presidente

Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

Jair Bolsonaro (PL) é considerado um presidente ruim ou péssimo por 53% da população brasileira. É o que aponta a mais nova pesquisa do instituto Ipespe desta sexta-feira 25. O desempenho do ex-capitão oscilou um ponto para baixo em relação à quinzena anterior, mas mantém seu pior patamar, se considerada a margem de erro. Avaliações positivas somam apenas 25%.

O ex-capitão também se manteve em baixa quando o assunto é o trabalho do governo. Questionados sobre a atuação de Bolsonaro, 63% dos eleitores disseram que não concordam com as ações e desaprovam o trabalho da atual gestão. Só 31% disseram aprovar a condução do governo.

Os resultados ficaram estáveis, apesar da leve melhora nas intenções de voto que teve Bolsonaro nas últimas semanas. Segundo a própria Ipespe, a diferença na preferência entre Lula e Bolsonaro caiu de 20 pontos percentuais para apenas 17 em apenas um mês. Ainda assim, o ex-presidente ainda soma 43% das intenções de voto e Bolsonaro apenas 26%.

O presidente também segue sendo mal avaliado por sua gestão na pandemia. Ao todo, 56% dos brasileiros entendem que a atuação de Bolsonaro foi ruim ou péssima nesse quesito. Só 25% marcaram avaliação positiva. Os números desmentem o discurso do ex-capitão, que insiste em afirmar que ‘não errou nenhuma vez na pandemia’ e que seu governo é ‘diariamente elogiado’ pelas ações no período.

A pesquisa Ipespe foi realizada no período de 21 a 23 de fevereiro e contou com 1.000 entrevistados via telefone em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar