Política

Ipespe: Lula mantém 43% e Bolsonaro chega a 26%; terceira via segue distante

Resultados ficaram estáveis em relação ao último levantamento. Lula vence todos no 2º turno e Bolsonaro só venceria Eduardo Leite

Os principais candidatos à Presidência: Bolsonaro, Moro, Ciro e Lula.
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém os mesmos 43% do levantamento anterior na pesquisa do instituto Ipespe divulgada nesta sexta-feira 25. Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, variou dentro da margem de erro, chegando a 26% ante os 25% da pesquisa anterior.

O melhor desempenho entre os candidatos do pelotão intermediário da pesquisa é de Sergio Moro (Podemos), que aparece com os mesmos 8% de intenções de voto da primeira quinzena do mês. Ciro Gomes (PDT), que estava empatado com o ex-juiz, perdeu 1 ponto percentual e agora soma 7%.

João Doria (PSDB), com 3%; André Janones (Avante), com 1%; e Simone Tebet (MDB), com 1%, também tiveram os mesmos resultados da pesquisa anterior do Ipespe. Felipe D’avila (Novo), que não pontuou no último levantamento, marcou 1%.

Os resultados acima são da pesquisa estimulada. Na pesquisa espontânea, Lula marcou 35% e Bolsonaro 25%. Moro e Ciro estão empatados com 4%. Doria é o único outro nome citado, mas soma apenas 1%.

Segundo turno

O instituto Ipespe também mediu as intenções de voto em diferentes cenários de segundo turno. Mais uma vez, o ex-presidente Lula venceria todos os candidatos pesquisados. Já Bolsonaro ganharia, por uma margem apertada, apenas de Eduardo Leite, atual governador do Rio Grande do Sul pelo PSDB e especulado como possível candidato pelo PSD, de Gilberto Kassab.

Em um eventual segundo turno contra Bolsonaro, Lula teria 54% contra 31% do ex-capitão. Contra Moro, o petista marca 52% ante 31%. Ciro teria apenas 25% na disputa com o ex-presidente. Contra Doria, Lula teria 54% e o governador paulista 18%. Leite, por sua vez, soma 17% ante 55% do ex-presidente.

Bolsonaro, por sua vez, perderia por 47% a 35% para Ciro Gomes; por 39% a 36% para João Doria; e praticamente empara com Moro, que tem 33% contra 32% do ex-capitão. Contra Eduardo Leite, Bolsonaro venceria por 39% a 35%.

A pesquisa Ipespe foi realizada no período de 21 a 23 de fevereiro e contou com 1.000 entrevistados via telefone em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo