Política

Bolsonaro abandona coletiva após jornalista dizer que ele insiste em mentira contra Lula

Durante o debate da TV Globo, na noite de sexta-feira 28, o ex-capitão voltou a associar o petista ao crime organizado

Foto: MAURO PIMENTEL / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) abandonou uma entrevista coletiva logo após ser acusado por um jornalista de mentir sobra a ida do ex-presidente Lula (PT) ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Durante o debate da TV Globo, na noite de sexta-feira 28, o ex-capitão voltou a associar o petista ao crime organizado.

“Fui ao Complexo do Alemão visitar gente extraordinária, porque sou o único presidente a ter coragem moral de entrar em uma favela antes e depois, ser tratado como ser humano e tratar todo mundo com respeito”, rebateu Lula. “Todo mundo ali gente trabalhadora, extraordinária, que quer chance de estudar e não ser vitimado pela polícia”.

Já Bolsonaro insistiu que o ex-presidente foi à comunidade “para se encontrar com os chefes do narcotráfico” e que “ninguém entra lá sem estar acompanhado da polícia”.

Na coletiva logo após o embate, um jornalista questionou o presidente sobre “insistir na mentira”, já que toda a imprensa do Rio sabe que o organizador da ida de Lula ao complexo foi o ativista comunitário René Silva.

O ex-capitão também repetiu a fake news de que a sigla CPX tenha a ver com o tráfico.

“Você tem moral para me chamar de mentiroso?”, questionou Bolsonaro, irritado, antes de sair da sala de imprensa. Veja o vídeo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo