Política

Bolsonaristas na CPI do MST tentam desgastar Lula e miram a convocação de Rui Costa

O requerimento para ouvir o ministro da Casa Civil deve ser votado nesta terça; a oposição também querem convocar o diretor-geral da PRF

O ministro da Casal Civil, Rui Costa. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.
Apoie Siga-nos no

Com foco no desgaste do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a oposição bolsonarista na comissão parlamentar de inquérito que investiga o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra quer convocar o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para prestar depoimento.

O requerimento, apresentado pelo deputado Evair de Melo (PP-ES), deve ser votado durante sessão prevista para esta terça-feira 20.

A convocação ocorreria na esteira das críticas feitas por deputados e senadores à atuação do ex-governador da Bahia à frente do ministério, principalmente em relação à suposta demora na autorização de nomeações de indicados para cargos no segundo e no terceiro escalões.

No requerimento, Evair cita a necessidade de ouvir o ministro sobre as recentes iniciativas promovidas pelo MST na Bahia. O documento ainda prevê questionamentos sobre a portaria editada em 2016 pela Polícia Militar baiana a estabelecer diretrizes sobre a execução de mandados judiciais de reintegração de posse.

“Urge a necessidade de termos conhecimentos dos acontecimentos referentes às invasões e manifestações do MST na Bahia neste ano, e quais as medidas que o Governo tem adotado para efetivar a reintegração de posse de terras invadidas”, escreveu o parlamentar.

Além de Costa, os bolsonaristas querem ouvir João Pedro Stédile, uma das lideranças do MST, e José Rainha Júnior, líder da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade.

Outro requerimento apresentado busca convocar Antônio Fernando Oliveira, diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.

O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) quer explicações sobre uma ação conjunta da PRF que despejou cerca de quatro toneladas de sementes da palmeira juçara, árvore ameaçada de extinção na Mata Atlântica, em área de reserva legal de Quedas do Iguaçu, na região centro-sul do Paraná.

Procurado por CartaCapital, Rui Costa disse que não se manifestará.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo