Política

Barroso restabelece o mandato de Renato Freitas, vereador do PT em Curitiba

O despacho do ministro do STF reverte a cassação e anula decisões do Tribunal de Justiça do Paraná

O vereador Renato Freitas, do PT. Foto: Carlos Costa/Câmara Municipal de Curitiba
Apoie Siga-nos no

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, restabeleceu na noite desta sexta-feira 23 o mandato do vereador de Curitiba (PR) Renato Freitas (PT).

Freitas havia sido cassado pela Câmara Municipal por suposto “procedimento incompatível com o decoro parlamentar”.

Ele respondeu ao processo após ser acusado de invadir uma igreja em fevereiro, durante manifestação de repúdio ao assassinato do congolês Moïse Kabagambe.

A determinação de Barroso também anula decisões do Tribunal de Justiça do Paraná que mantiveram o ato da Câmara Municipal.

“A cassação do vereador em questão ultrapassa a discussão quanto aos limites éticos de sua conduta, envolvendo debate sobre o grau de proteção conferido ao exercício do direito à liberdade de expressão por parlamentar negro voltado justamente à defesa da igualdade racial e da superação da violência e da discriminação que sistematicamente afligem a população negra no Brasil”, diz um trecho do despacho.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo