Justiça

Barroso relatará ação contra portaria que proíbe demissões de não vacinados

O ministro é o responsável por analisar um pedido da Rede Sustentabilidade para que o STF derrube as normas decretadas pelo governo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal apontou o ministro Luís Roberto Barroso como relator da ação protocolada pela Rede Sustentabilidade que pede o fim da proibição de demissões de não vacinados. Os autos foram distribuídos na tarde desta quinta-feira 4.

 

A ação da Rede solicita a derrubada da portaria lançada pelo ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, durante o feriado, que impede que patrões demitam empregados que não se vacinaram contra a Covid-19.

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 898, a Rede afirma que, com essa portaria, o governo de Jair Bolsonaro tenta boicotar as medidas sanitárias na pandemia e infringir a obrigação das empresas de garantir a segurança no ambiente de trabalho.

As centrais sindicais também criticaram a portaria ao dizer que as normas representam “distorção do entendimento sobre as regras de convívio social” e “total falta de sensibilidade e empatia”.

Como relator, posto responsável pela análise da ação, Luís Roberto Barroso pode proferir uma decisão monocrática ou submeter a peça ao exame do plenário da Corte. Hoje, o STF opera com 10 ministros, já que a 11ª vaga ainda não foi preenchida.

Nas redes sociais, Onyx Lorenzoni tem defendido o “livre arbítrio” para a decisão de se vacinar, ainda que cientistas afirmem que a campanha de vacinação só terá êxito quando houver ampla cobertura da população.

“Ninguém é contra vacina, mas contra a discriminação e a demissão por alguém tomar a decisão, que pode ser inclusive médica, de não se vacinar”, escreveu o ministro no Twitter.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo