CartaExpressa

Assim como em São Paulo, Lula e Bolsonaro também têm empate técnico no Rio, diz Exame/Ideia

Petista e ex-capitão marcaram 37% e 36%, respectivamente

Fotos: Ricardo Stuckert e Norberto Duarte/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece ligeiramente à frente do adversário Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro, em situação de empate técnico, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira 16 pela Exame/Ideia. De acordo com a pesquisa, o petista aparece com 37%, enquanto o ex-capitão marca 36%, sob margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa estimulada, Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição, com 10% das intenções de voto. Em seguida, Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) têm 2% cada um, Sofia Manzano (PCB) tem 1%, e os outros pré-candidatos não pontuaram.

Segundo o levantamento, 5% dos eleitores dizem que votarão branco ou nulo, e 7% não sabem em quem votar.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistadores não citam os nomes dos pré-candidatos, Lula tem 30%, Bolsonaro tem 27%, Ciro tem 6%, e Sérgio Moro, Tebet e Janones, 1% cada, sendo que 26% não souberam, e 8% disseram branco ou nulo.

A pesquisa foi realizada entre 10 e 15 de junho, com mil entrevistados ouvidos por telefones fixos residenciais e celulares.

O Rio de Janeiro é a casa eleitoral de Bolsonaro. Em 2018, ele foi vitorioso no estado tanto no 1º turno como no 2º, marcando 60% e 68% respectivamente. O cenário de empate técnico entre Lula e Bolsonaro se repete em São Paulo, segundo a Exame/Ideia, mas o petista segue na dianteira, com 39% contra 35%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar