Política

Delegados e peritos da Polícia Federal defendem as urnas após mentiras de Bolsonaro

As entidades manifestam ‘total confiança no sistema eleitoral brasileiro’ e cobram respeito à legislação

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Apoie Siga-nos no

Delegados e peritos da Polícia Federal emitiram uma nota conjunta nesta terça-feira 19 para defender o sistema brasileiro de votação, um dia após o presidente Jair Bolsonaro reunir embaixadores para repetir mentiras sobre as urnas eletrônicas.

O texto traz as assinaturas da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais e da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal.

As entidades manifestam “total confiança no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas” e reforçam o papel da PF como “uma das instituições de Estado que tem por atribuição garantir a lisura e segurança das eleições, que desde a redemocratização ocorrem sem qualquer incidente que lance dúvidas sobre sua transparência e efetividade”.

Reiteram também que a PF já realizou diversas perícias e apurações sobre o sistema eletrônico e que “nenhum indício de ilicitude foi comprovado nas análises técnicas”.

Segundo as associações, a PF, assim como outras instituições, tem participado de testes públicos de segurança promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral e, “até o momento, não foi apresentada qualquer evidência de fraudes em eleições brasileiras“.

“Acatar a legislação eleitoral vigente e respeitar a constituição, bem como as decisões democráticas, é imprescindível a todo e qualquer representante eleito ou postulante a cargo eletivo”, prossegue o texto. “As entidades representativas que subscrevem esta nota têm total confiança de que, neste ano, o povo brasileiro escolherá seus representantes de forma transparente e republicana como sempre fez.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo