Após debate da Globo, Lula reforça que está confiante na vitória no 1º turno

O ex-presidente criticou o horário escolhido pela emissora para o evento

Foto: Reprodução

Apoie Siga-nos no

Poucas horas após participar do último debate antes das eleições, promovido pela TV Globo na noite de quinta-feira 29, o ex-presidente Lula (PT) reafirmou estar confiante que vencerá as eleições sem a necessidade de um segundo turno. A declaração foi dada em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, onde o petista posou ao lado dos candidatos locais Marcelo Freixo (PSB) e André Ceciliano (PT).

“Eu espero que as eleições terminem no domingo, no meu caso”, comentou Lula logo no início da sua participação nesta sexta-feira 30. “!Estou confiante de que estamos muito próximos de ganhar as eleições no primeiro turno”.

O ex-presidente também aproveitou os poucos minutos diante da imprensa para, novamente, clamar a população para que não se abstenha de votar no domingo. “As pessoas que estão desanimadas e pensando em não ir votar, em anular ou se abster, não faça isso”, pediu. “É importante o voto, é possivelmente a votação mais importante que você vai participar na história”.

Um pouco mais adiante, ao citar novamente a importância do voto, o petista fez uma comparação da sua candidatura com a do presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos demais adversários.

“Você tem um presidente que você sabe o que ele faz e o que ele não faz, tem a minha candidatura que é a história do maior legado de inclusão social que esse País conheceu e você tem as pessoas que prometem, de promessas vocês viram ontem que está cheio”, destacou. “É preciso que as pessoas vão lá e escolham”.

Três estados-chave

Para além da cobrança de maior participação popular no pleito, Lula ainda mencionou a possibilidade de seus aliados chegarem ao segundo turno e vencerem as eleições em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


“Se a gente ganhar as eleições em três estados importantes como estão previstos nas pesquisas é um trunfo extremamente importante para construir a aliança política necessária para governar o Brasil”, disse. Nos três estados, apenas em São Paulo o aliado de Lula lidera com certa folga. Por lá, segundo o Datafolha, Fernando Haddad (PT) tem 41% dos votos válidos, Tarcísio de Freitas (Republicanos) subiu para 31% e Rodrigo Garcia (PSDB) marcou 22%.

Já no Rio de Janeiro, Freixo aparece em desvantagem numérica para Cláudio Castro (PL). O bolsonarista tem 44% dos votos válidos contra 31% do deputado aliado do petista. Situação ainda mais complicada vive Alexandre Kalil (PSD) em Minas. Por lá, ainda segundo o Datafolha, Romeu Zema (Novo) aparece com 57% dos votos válidos e pode definir as eleições no primeiro turno.

Para os aliados que estão em desvantagem, Lula aconselhou que ‘não descansem’ nesta reta final e prometeu que irá participar com ainda mais ênfase das campanhas no segundo turno, em especial, se ele aparecer vitorioso já neste domingo 2.

Balanço do debate na Globo

O ex-presidente tratou ainda, em poucos minutos, da sua participação no debate. Sem citar o desempenho dele ou dos adversários, Lula preferiu centrar críticas ao horário escolhido pela emissora para o evento.

É uma coisa inexplicável você levar um debate até 2h30 da manhã. Um debate que poderia ter sido feito num sábado à tarde ou de manhã ou num domingo”, criticou. “Poderia ser uma data para que o conjunto da população que vive no mundo do trabalho ou está desempregada assistisse. […] Depois da meia noite achar que o povão com quem a gente quer falar estará assistindo televisão é nos enganar”.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.